Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

30/03/2021 às 15:23

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

KDE Plasma 5.18.7 LTS lançado com melhor suporte para Qt 5.12 e pacotes recentes do Mesa

KDE Plasma 5.22.1 melhora a sessão Wayland para sistemas NVIDIA e AMD

O Projeto KDE lançou hoje o KDE Plasma 5.18.7 como a sétima atualização de manutenção para o LTS (Long-Term Support) da série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.18. Lançado em fevereiro do ano passado, o KDE Plasma 5.18 é o ramo LTS atual do popular ambiente de desktop usado por várias distribuições GNU/Linux, e é compatível com atualizações de manutenção por cerca de um ano e meio após seu lançamento inicial. Assim, o KDE Plasma 5.18.7 LTS lançado com melhor suporte para Qt 5.12 e pacotes recentes do Mesa.

Algumas distros preferem se ater a um ramo LTS de um software importante, pois esperam que ele ofereça melhor estabilidade e confiabilidade. O KDE Plasma 5.18.7 LTS está aqui seis meses após a atualização anterior, o KDE Plasma 5.18.6. Sendo assim, ele traz um punhado de correções de bugs. Por exemplo, melhora o suporte à compilação contra a estrutura de aplicativo de código aberto Qt 5.12 LTS para o gerenciador de pacotes Plasma Discover e adiciona detecção de softpipe e llvmpipe no Mesa 20.2 e pilhas de gráficos posteriores para a janela KWin e gerenciador de composição.

KDE Plasma 5.18.7 LTS lançado com melhor suporte para Qt 5.12 e pacotes recentes do Mesa

Entre algumas das correções de bug incluídas nesta versão, há:

  • uma correção para o papel de parede da foto do dia do Flickr atualizando sua chave de API;
  • uma correção para o domínio do clima Environment Canada;
  • bem como uma correção para o Folder View ser capaz de ser exibidos em painéis verticais não finos;
  • Transforme apenas links http [s] em links clicáveis no Discover que também corrige a compilação com Qt 5.12;
  • Entre outros itens, o Plasma desktop corrige a exibição em painéis verticais não finos, elimina a duplicação da lógica de largura e altura do switch e tem o repasse da configuração da taxa de repetição da chave quando tentarmos carregá-la.
KDE Plasma 5.18.7 LTS lançado com melhor suporte para Qt 5.12 e pacotes recentes do Mesa

O changelog completo está disponível aqui para mais detalhes. Portanto, se você estiver usando uma distribuição GNU/Linux que vem com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.18 com suporte de longo prazo, atualize para a versão 5.18.7 assim que os pacotes chegarem no repositório estável de software.

Versão tem mais de um ano

O Projeto KDE anunciou no dia 11 de fevereiro de 2020 a disponibilidade do ambiente de desktop KDE Plasma 5.18 LTS. Foram quatro meses de desenvolvimento. Al, a versão KDE Plasma 5.18 é a segunda série LTS (Long Term Support) do aclamado ambiente de desktop Open Source. O KDE Plasma está em várias distribuições GNU/Linux, incluindo Kubuntu, KDE neon, Manjaro, openSUSE e muitos outros.

9to5 Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.