in

KDE Plasma 5.20.1 chega com as primeiras correções de bugs

Alguns problemas são considerados sérios.

Na semana passada, o desenvolvedor Nate Graham demonstrou toda sua preocupação com relação ao KDE Plasma 5.20. Simplemente, esta versão do ambiente de destop estava apresentando muitos bugs sérios.  Além disso, os problemas atingiram emcheio o KDE Neon, justamente a distribuição que atualiza mais rápido o ambiente. No entanto, esses problemas vão começar a desaparecer com o lançamento do Plasma 5.20.1, a primeira atualização de manutenção desta série. Sendo assim, chega o Plasma 5.20.1 com as primeiras correções de bugs do novo KDE.

Como de costume, o KDE publicou várias notas sobre esta versão, mas a que pode nos interessar mais é aquela em que detalham todas as mudanças introduzidas. A desvantagem desta lista é que ela é longa e a linguagem que eles usam é menos clara do que a usada por Nate Graham em seus artigos.

KDE Plasma 5.20.1 chega com as primeiras correções de bugs. Veja os destaques

KDE Plasma 5.20.1 chega com as primeiras correções de bugs

  • Corrigido um caso em que o daemon kactivitymanagerd podia travar continuamente.
  • Menus de tema Breeze embaçados e parcialmente transparentes não são mais afetados algumas vezes por uma falha gráfica estranha que faz o fundo parecer feio.
  • Em uma sessão do Wayland, as janelas que foram fechadas quando em um estado maximizado agora são reabertas no mesmo estado maximizado.
  • Em uma sessão do Wayland, matar deliberadamente o XWayland também não bloqueia a sessão inteira.
  • Também em uma sessão do Wayland, o cursor não está mais recortando às vezes de maneira estranha.
  • O menu de hambúrguer para aplicativos individuais no miniaplicativo Volume de áudio agora funciona novamente, e a página de Preferências do sistema correspondente mostra novamente a saída correta para um dispositivo de múltiplas saídas na caixa combinada Saída do dispositivo.
  • Os dispositivos não removíveis exibidos no miniaplicativo Discos e Dispositivos não permitem mais a tentativa de desmontá-los e, em vez disso, exibem um botão para abri-los com o gerenciador de arquivos.
  • Dicas de ferramentas para aplicativos do Gerenciador de Tarefas com ícones fixos, todas cujas janelas estão em outra área de trabalho virtual, não estão mais visualmente corrompidos.
  • O indicador de tempo limite circular na notificação pop-up é reposicionado corretamente ao usar um fator de escala HiDPI.
  • Os painéis de 24 pixels de espessura não têm mais o tamanho e espaçamento incorretos para os itens da bandeja do sistema.

Em breve na sua distribuição

O Plasma 5.20.1 agora está disponível em forma de código e estará disponível nos repositórios de neon em breve. Em seguida, deverá atingir também os sistemas operacionais cujo modelo de desenvolvimento seja Rolling Release. Se você é um usuário Kubuntu, a v5.20 do ambiente gráfico não alcançará Focal Fossa, então você ainda terá que esperar dois dias até o lançamento do Groovy Gorilla e, a partir da nova versão, adicionar o repositório KDE Backports e atualizar.