in

SparkyLinux ganha edição com KDE Plasma e atualiza para o Xfce 4.16

SparkyLinux ganha edição com KDE Plasma e atualiza para o Xfce 4.16

Os desenvolvedores responsáveis pela distribuição SparkyLinux baseada no Debian lançaram o SparkyLinux 2021.03 como atualização de março de 2021 de sua linha de semirolling e o primeiro a apresentar uma edição KDE Plasma. Portanto, o sistema SparkyLinux ganha uma edição com KDE Plasma e, além disso, atualiza para o Xfce 4.16.

Com base nos repositórios de teste do Debian em 5 de março de 2021, onde o desenvolvimento da próxima série do sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” ocorre, o lançamento SparkyLinux 2021.03 vem com kernel Linux 5.10 LTS , o instalador Calamares 3.2.37 e vários componentes atualizados (veja abaixo). No entanto, o que chama mesmo a atenção é o fato de que o SparkyLinux agora apresenta uma edição KDE Plasma!

Até agora, o SparkyLinux vinha com as edições Xfce, LXQt, MATE, Openbox (MinimalGUI) e MinimalCLI (modo de texto). Claro, um sabor KDE Plasma é muito bem-vindo, e aposto que os fãs do SparkyLinux e do sistema operacional Debian GNU/Linux ficarão entusiasmados em experimentá-lo. Você pode baixá-lo agora mesmo do site oficial e, até que o download seja concluído, posso dizer que é bonito e tem um design minimalista à la SparkyLinux.

SparkyLinux ganha edição com KDE Plasma e atualiza para o Xfce 4.16

SparkyLinux ganha edição com KDE Plasma e atualiza para o Xfce 4.16

Em termos de software, a edição KDE Plasma vem com o ambiente de área de trabalho KDE Plasma 5.20.5 , que é acompanhado pelos pacotes de software de código aberto KDE Frameworks 5.78 e KDE Applications 20.12.2, construídos com base no Qt 5.15.2.

O SparkyLinux 2021.03 também traz boas notícias para os fãs do ambiente de desktop mais leve do Xfce, já que a versão Xfce foi atualizada para a versão mais recente do Xfce 4.16 e inclui atalhos de teclado extras.

Além disso, a edição LXQt agora vem com o ambiente de desktop LXQt 0.16.0 mais recente. Ele também apresenta atalhos extras de keboard, bem como novos aplicativos, incluindo Clementine como reprodutor de áudio padrão em vez de Exaile, Kopete IM do KDE e Konversation como cliente de mensagens instantâneas padrão e cliente de IRC respectivamente em vez de Pidgin e HexChat, bem como Webcamoid como cliente de webcam padrão em vez de Cheese do GNOME.

Muitos outros programas

Todas as edições vêm com o Mozilla Firefox 86.0 como navegador padrão, Mozilla Thunderbird 78.8.0 como cliente de e-mail padrão, LibreOffice 7.0.4.2 como pacote de escritório padrão e VLC 3.0.12 como reprodutor de mídia padrão. Você pode baixar as edições SparkyLinux 2021.03 Xfce, LXQt, MATE, KDE Plasma, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI agora mesmo do site oficial.

Como esta é uma distribuição contínua, os usuários existentes não precisam baixar as novas ISOs para atualizar suas instalações, mas apenas executar os seguintes comandos em um emulador de terminal.

sudo apt update
sudo apt full-upgrade

9to5 Linux

Kernel Linux 5.12-rc7 lançado em meio a grande preocupação com tamanho

Linux 5.11.4 lançado com algumas correções importantes e adições de hardware

razer-lanca-oculos-inteligentes-anzu

Razer lança óculos inteligentes Anzu