in

KDE Plasma 5.20.3 chega com mais de 30 correções de bugs

Veja as principais mudanças aplicadas nesta nova versão.

O Projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.20.3. Esta é a terceira atualização de manutenção para a última série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.20. Desta vez, o KDE Plasma 5.20.3 chega com mais de 30 correções de bugs. Objetivo é melhorar ainda mais a estabilidade e confiabilidade. Esta versão chegou duas semanas após o KDE Plasma 5.20.2.

Além das diversas correções, há outras mudanças, incluindo uma correção para alternar os usuários no inicializador de aplicativos Kickoff, junto com todas as opções de desligamento, para usuários com distribuições Linux usando uma versão anterior do systemd.

KDE Plasma 5.20.3 chega com mais de 30 correções de bugs

KDE Plasma 5.20.3 chega com mais de 30 correções de bugs

O KDE Plasma 5.20.3 também aborda uma falha na sessão do Plasma Wayland, que foi melhorada para usuários de laptop para acordar imediatamente o sistema ao abrir a tampa em vez de também ter que pressionar uma tecla, bem como algumas pequenas falhas visuais com o efeito “Pop-ups deslizantes” usado para vários widgets do painel do Plasma.

Também houve melhorias na página Regras da janela de configurações do sistema, que não rola mais automaticamente depois que criam uma nova regra. Enquanto isso, o recurso “Destacar configurações alteradas”, agora lembra seu estado ativado ou desativado ao fechar e reabrir Configurações do sistema. Além disso, é possível alternar o estado ligado/desligado clicando duas vezes no botão “Destacar configurações alteradas”.

Também houve melhorias no suporte para aplicativos Electron para tornar os ícones mais visíveis na área da bandeja do sistema. Por outro lado, o suporte para miniaplicativos Plasma Icon que apontam para locais em vez de aplicativos agora funciona como se espera. Por fim, o gerenciador de pacotes Plasma Discover não abre automaticamente no login se não houve fechamento durante o logout.

Outros destaques

Também vale a pena mencionar o fato de que o KDE Plasma 5.20.3 corrige o gráfico de velocidade no miniaplicativo NetworkManager. Assim, ele deixa de mostrar mais um grande pico na transferência de dados, o que bagunçou a escala do gráfico para todos os dados subsequentes. Outro problema resolvido foi um vazamento de memória no Utilitário KSysGuard, que ocorria quando o aplicativo ficava aberto por longos períodos de tempo.

Por último, esta atualização:

  • corrige o suporte para captura de tela em tela cheia no GLES;
  • corrige um segfault em KWin :: WindowPixmap :: shape;
  • só permite atalhos de várias teclas para atalhos padrão;
  • corrige discos de plasma para realmente apagar dispositivos;
  • e restaura a verificação de nome de arquivo vazio no KWin.

Para obter mais detalhes sobre todas as alterações incluídas nesta atualização, você pode verificar o changelog completo para leitura adicional. Enquanto isso, fique de olho nos repositórios de software estáveis ??de sua distribuição GNU/Linux favorita para os pacotes KDE Plasma 5.20.3 e atualize suas instalações assim que estiverem disponíveis.

O próximo lançamento pontual do desktop KDE Plasma 5.20 está agendado para 1º de dezembro. Enquanto isso, o Projeto KDE está trabalhando duro no próximo grande lançamento de seu popular ambiente de desktop Linux, o KDE Plasma 5.21 , que promete novos recursos e melhorias.

Via 9to5Linux