in

KDE Plasma 5.20 lembra o Windows 10

A estreia da versão estável está prevista para início de outubro.

KDE Plasma 5.20 lembra o Windows 10

O KDE Plasma 5.20 anunciou há alguns dias o lançamento beta e os desenvolvedores por trás do projeto prometeram que será uma “atualização absolutamente massiva”, com muitas outras melhorias, correções de bugs, novos recursos e mudanças na interface de um dos ambientes Linux mais populares.

O lançamento previsto para 13 de outubro parece excelente, e também tem uma mudança visual que certamente atrairá a atenção de muitos: o KDE agora terá uma superbar com apenas ícones no mesmo estilo do Windows 10.

KDE Plasma lembra o Windows 10. Talvez o melhor desktop Linux hoje?

Ícones de plasma Kde

O KDE Plasma é um dos melhores, senão o melhor desktop Linux da atualidade. O Plasma 5.19 foi uma pequena atualização, mas repleta de melhorias na qualidade na usabilidade, unificação de design e otimização.

O KDE 5.20 aposta em muitas outras mudanças. Uma dos mais importantes visualmente é o gerenciamento de tarefas usando apenas ícones na barra inferior. Com o estilo claro que o Windows 10 agora possui, as comparações certamente voltarão.

Quase sempre quando falamos da interface do Windows 10 ou do estilo KDE Plasma, alguém acaba comparando os dois e dizendo que um copiou o outro. Pelo menos quando você só vê a área de trabalho a olho nu, sem nada aberto e com o tema padrão, a verdade é que eles serão mais parecidos do que nunca.

Kof 5 20

Outras mudanças

Novas bolhas de notificação ao fazer coisas como aumentar e diminuir o volume ou ajustar o brilho. As configurações e o centro de informações terão novas opções para monitorar notificações, ajustar de forma mais eficaz a velocidade do cursor ou ver quais mudanças você fez nas configurações padrão.

A área de trabalho agora terá novos atalhos para mover e redimensionar janelas para evitar conflitos com outros aplicativos, o sistema também começará a notificá-lo quando você estiver prestes a ficar sem espaço em disco, os miniaplicativos foram aprimorados (especialmente o relógio), há uma nova opção para balance para ajustar o volume de cada canal de áudio individualmente, e suporte para Wayland será significativamente melhorado , entre muitas outras coisas.

Uma das maneiras mais simples de testar o KDE Plasma 5.20 o mais rápido possível é por meio da distro KDE Neon. Você também pode esperar que sua distro favorita atualize o ambiente, mas isso leva mais tempo, ou você pode instalá-la manualmente. Porém, isso é mais complicado.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.