in

KDE Plasma 5.20 vai alertar se o seu disco estiver falhando

KDE Plasma 5.20 lança versão beta

O desktop KDE Plasma 5.20 apresentou uma série de novos recursos esta semana. Todo o trabalho foi apresentado em uma postagem do desenvolvedor Nate Grahan, como sempre ocorre em todos os finais de semana. A mudança mai importante anunciada por ele é que, a partir de agora, o KDE Plasma 5.20 vai alertar se o seu disco estiver falhando.

Nate também alerta em sua postagem que esta será uma grande versão do ambiente de trabalho:

O Plasma 5.20 será um lançamento absolutamente grandioso! Já era, mas esta semana adicionamos ainda mais: mais recursos, mais correções para bugs antigos, mais melhorias na interface do usuário!, diz Nate.

O Plasma 5.20 começará a monitorar os dados SMART na tentativa de detectar se o seu HDD ou SSD está falhando. Este recurso deriva de uma solicitação de recurso que já dura uma década para propagar as informações SMART através do KDE. Finalmente com o Plasma 5.20 a solução chegou por meio do novo código dos Plasma Disks.

Também estão chegando nesta semana de agosto para o KDE:

  • Melhor aparência dos aplicativos GTK com o tema Breeze GTK;
  • O KDE Partition Manager não falhará mais na criação de uma única partição EXT4 em cartões SD não formatados;
  • Ark usa menos memória agora ao extrair arquivos;
  • Restaurar o suporte para atalhos globais para lançar aplicativos de terceiros;
  • Várias melhorias de configuração;
  • Uma série de melhorias na interface do usuário.

KDE Plasma 5.20 vai alertar se o seu disco estiver falhando. Mais detalhes dos novos recursos

O Plasma agora avisa quando seu disco rígido ou SSD está prestes a morrer e permite que você monitore sua integridade no aplicativo Info Center (Plasma 5.20);

Ao usar o tema Breeze GTK, os aplicativos GTK da barra de título agora usam a mesma aparência para os botões da barra de título da janela que outros aplicativos (Plasma 5.20);

O KRunner agora pode ser configurado para ser uma janela flutuante, em vez de colado na parte superior da tela (Plasma 5.20);
Tecnicamente, isso já era um recurso, mas não tinha GUI para ativá-lo.

Agora é possível desinstalar os efeitos do KWin instalados pelo usuário diretamente da página de Scripts do KWin de Configurações do Sistema (Plasma 5.20)

Quem se acostumou ao comportamento do macOS Dock agora pode configurar opcionalmente seus gerenciadores de tarefas apenas com ícones para não minimizar a tarefa ativa quando clicada (Plasma 5.20):

O novo recurso “Os aplicativos KDE lembram as posições das janelas” podem ser desativados (Plasma 5.20):

Observe que isso afeta apenas as janelas de aplicativos do KDE; não há controle sobre aplicativos de terceiros que implementam sua própria funcionalidade de lembrança de posição de janela (pelo menos no X11; no Wayland, eles podem ativar ou desativar a lembrança de posição para todas as janelas).

Correções de bugs e melhorias de desempenho

O botão “Classificar por” do Gwenview agora funciona corretamente e corresponde ao comportamento e aparência do Dolphin (Gwenview 20.08.1)

O Partition Manager não falha mais em criar uma única partição EXT4 em um cartão SD não formatado (KDE Partition Manager 4.2.0)

O Ark agora usa muito menos memória ao extrair arquivos (Ark 20.12.0)

O Dolphin agora detecta os compartilhamentos Samba exportados do seu computador independentemente de como você o inicia (Dolphin 20.12.0)

O Discover não lista mais incorretamente como coisas que você instalou de uma janela Obter novo [Thing] nas Configurações do sistema, mas depois excluiu em Configurações do sistema em vez da janela Obter novo [Thing] (Plasma 5.20)

Atalhos para lançar aplicativos de terceiros agora funcionam novamente (Frameworks 5.74)

Corrigido um caso em que o Discover podia travar durante a realização de atualizações que incluíam o conteúdo Get New [Thing] (Frameworks 5.74)

Corrigido um caso em que o Dolphin podia travar ao compartilhar arquivos usando Bluetooth (Frameworks 5.74)

Complementos instalados usando as caixas de diálogo Obter [coisa] agora são instalados corretamente se tiverem barras em seus títulos (Frameworks 5.74)

O efeito de destaque para arquivos e pastas passados nos navegadores de URL em vários aplicativos do KDE não é mais muito amplo (Frameworks 5.74)

Melhorias na interface do usuário

Ao criar um compartilhamento Samba, a caixa de diálogo agora desativa automaticamente a opção de ativar o acesso de convidado se a configuração do Samba do sistema estiver definida para proibi-lo, em vez de permitir que você tente de qualquer maneira e falhe silenciosamente, e também verifica a condição em que seu usuário está não está no grupo correto (Dolphin 20.12.0)

O Spectacle não copia mais o caminho do arquivo da imagem recém-salva para a área de transferência por padrão (Spectacle 20.12.0)

A “visualização Now Playing” de Elisa agora tem margens laterais internas adequadas e envolve títulos de músicas longos em vez de omitir (Elisa 20.12.0)

As setas nos cabeçalhos de exibição de tabela agora apontam a direção que você espera: para baixo quando os maiores itens estão no topo e para cima quando os maiores itens estão na parte inferior (Plasma 5.20)

E quando o critério de classificação é “pelo nome” ou qualquer outra coisa que não envolva números, tamanhos ou quantidades, as setas não fazem sentido, não importa para onde estejam apontando, então não importa em absoluto.

As planilhas “Addons” e “Packages to remove” do Discover receberam repaginação visuais e de usabilidade (Plasma 5.20)

A página Atalhos de configurações do sistema agora permite a navegação pelo teclado (Plasma 5.20)

Kirigami Sheets agora usa cores mais apropriadas e visualmente agradáveis para seus cabeçalhos e rodapés (Frameworks 5.74)

Os tamanhos das janelas dos aplicativos KDE agora são lembrados em uma base de acordo com a tela, assim como suas posições. (Frameworks 5.74)

Os arquivos do mecanismo Godot agora têm ícones legais (Frameworks 5.74)

Keepassxc mais uma vez tem ícones temáticos bonitos do Breeze (Frameworks 5.74)

Mais detalhes neste blog do desenvolvedor do KDE, Nate Graham.