Notícias

12/11/2021 às 09:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

KDE Plasma 5.23.3 melhora ainda mais a sessão do Wayland

Veja as principais alterações no ambiente de trabalho.

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

O Projeto KDE anunciou o lançamento da atualização KDE Plasma 5.23.3 que tem como principal característica a melhora na sessão do Wayland. Portanto, esta é a mais recente e melhor série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.23. Vindo duas semanas após o KDE Plasma 5.23.2, o lançamento pontual do KDE Plasma 5.23.3 está aqui para melhorar ainda mais a sessão do Plasma Wayland, tornando o navegador Mozilla Firefox mais responsivo a arquivos que estão sendo arrastados e soltos, consertar o painel automático oculte a animação, resolva um travamento do Plasma que ocorreu ao desligar e religar um monitor externo, bem como consertar um travamento do Plasma que ocorreu ao passar o mouse sobre o miniaplicativo Relógio Digital para visualizar a dica de ferramenta.

Outra mudança interessante no lançamento pontual do KDE Plasma 5.23.3 é o novo recurso “anel de foco”, que aumenta o efeito de foco para botões, caixas de seleção, caixas de combinação, botões de rádio, campos de texto e caixas de rotação no próximo lançamento do KDE Plasma 5.24, que foi retransmitido para o KDE Plasma 5.23 para resolver vários bugs e problemas relacionados ao foco relatados pelos usuários recentemente e tornar muito mais fácil distinguir visualmente esses elementos da IU em um relance.

KDE Plasma 5.23.3 melhora ainda mais a sessão do Wayland

Imagem cortesia de Nate Graham

O KDE Plasma 5.23.3 também melhora o miniaplicativo Plasma Networks para permitir que você se conecte a um servidor OpenVPN com um certificado .p12 protegido por senha, corrige uma falha que pode ocorrer ao iniciar o aplicativo System Monitor e melhora o clique com o botão direito nos ícones do aplicativo GTK na área da bandeja do sistema e melhora a página do teclado de configurações do sistema para não mais redefinir a configuração Num Lock para seu valor padrão ao aplicar quaisquer alterações.

Esta versão pontual também melhorou é o botão voltar no cabeçalho da coluna da subcategoria das Configurações do sistema para funcionar em uma tela sensível ao toque e com uma caneta, melhora os itens da área de trabalho com emblemas no canto inferior direito para não exibir mais emblemas empilhados de tamanhos diferentes e melhora o Minimizar todos os efeitos/widget/botão para lembrar a janela ativa e sua posição “no topo” ao restaurar todas as janelas minimizadas.

Por último, mas não menos importante, o KDE Plasma 5.23.3 melhora a alternância entre áreas de trabalho virtuais quando há janelas maximizadas e ao usar um esquema de cores escuras ou tema para não mais fazer o painel piscar, bem como a alternância de um widget de painel para um alternativo usando o pop-up “Alternativas…” para não reorganizar mais seus widgets.

Há um total de 36 mudanças nesta versão e você pode estudar o changelog completo aqui.

A atualização do KDE Plasma 5.23.3 deve chegar em breve nos repositórios de software estáveis de várias distribuições GNU/Linux de lançamento contínuo, como KDE neon, Arch Linux, PCLinuxOS e openSUSE Tumbleweed, bem como no backports PPA do Kubuntu 21.10, portanto, certifique-se de atualizar suas instalações do KDE Plasma 5.23 o mais rápido possível.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×