Notícias

21/11/2021 às 11:00

10 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

KDE Plasma 5.24 copia GNOME e adiciona efeito inspirado na visão geral das atividades

Fornecemos uma prévia do novo Efeito de Visão Geral do Plasma do KDE. Veja como fica e nossa opinião sobre isso.

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Mesmo com as férias pela frente, os desenvolvedores do KDE continuam muito ocupados melhorando o conjunto de software de desktop para o Plasma 5.24 e outros lançamentos de componentes futuros. Algumas mudanças interessantes estão planejadas para o lançamento do KDE Plasma 5.24. Uma das atualizações importantes é a nova forma de ver suas atividades de plasma e desktops virtuais.  Portanto, o KDE Plasma 5.24 copia GNOME e adiciona efeito inspirado na visão geral das atividades. As mudanças ainda estão em desenvolvimento, mas temos um vislumbre delas e aqui estão os detalhes.

No KDE Plasma, as atividades e áreas de trabalho e área de trabalho virtual são dois conceitos diferentes. Freqüentemente, eles parecem semelhantes e muitos usuários os usam juntos para fazer um sistema de trabalho produtivo.

As atividades são uma lista de tarefas, projetos ou widgets que você pode definir. E você pode desligar ou ligar, parar de rastrear essas atividades juntas quando definidas corretamente.

Por outro lado, os desktops virtuais são espaços de trabalho separados que você pode criar. E alternar entre então usando CTRL + F1, F2, assim por diante. Eles podem ter seus aplicativos e atividades abertos separados.

É um pouco confuso, mas eles são um excelente impulsionador da produtividade se configurados corretamente.

Por exemplo, digamos que você deseja criar três espaços de trabalho – um para jogos, um para assistir a filmes e outro para desenvolvimento. Você pode definir atividades e widgets separados para cada um dos desktops virtuais. Para jogos, digamos, você pode querer uma barra de tarefas ou painel separado com apenas widgets específicos. Ou, para desenvolvimento, você pode querer ter uma lista separada de daemon ou servidor para executar quando essas atividades forem ativadas.

Nesses cenários, eles são muito eficazes quando usados em conjunto.

KDE Plasma 5.24 copia GNOME e adiciona efeito inspirado na visão geral das atividades

Hoje (a partir do Plasma 5.23), não existe essa opção para visualizar as áreas de trabalho virtuais, abrir janelas e pesquisar juntos no KDE Plasma. Existem widgets que podem fazer isso por meio de atividades. Porém, eles servem apenas a um único propósito.

O novo efeito KWin ou tela Visão geral está mudando tudo isso.

De acordo com as solicitações de mesclagem no GitLab, a nova tela de visão geral será uma exibição em tela inteira. Ele apresenta a lista de desktops virtuais como miniaturas na parte superior, com a opção de adicionar mais. Na seção intermediária da tela de visão geral, você pode ver a lista de janelas abertas da área de trabalho virtual selecionada.

Entre a lista de área de trabalho virtual e janelas abertas, você tem a barra de pesquisa. Espera-se que a pesquisa imite a pesquisa de tipo do KRunner, que localiza arquivos / atalhos em sua área de trabalho. A pesquisa acontece na hora. A pesquisa é feita em sua área de trabalho – isto é – aplicativos, arquivos, guias do navegador, documentos – tudo. Não tenho certeza se ele pesquisa o conteúdo do arquivo, mas preciso testar.

Quando você começa a digitar na barra de pesquisa, as janelas abertas devem desaparecer – embora eu não tenha certeza disso.

No entanto, observe as capturas de tela abaixo das versões de desenvolvimento do GitLab.

KDE Plasma 5.24 copia GNOME e adiciona efeito inspirado na visão geral das atividades
Efeito de visão geral do plasma KDE -1
KDE Plasma 5.24 copia GNOME e adiciona efeito inspirado na visão geral das atividades
Efeito de visão geral do plasma KDE -2
KDE Plasma 5.24 copia GNOME e adiciona efeito inspirado na visão geral das atividades
Efeito de visão geral do plasma KDE -3

Todos esses efeitos são parte de várias solicitações de mesclagem conforme abaixo.

Os recursos acima ainda não chegaram à versão instável no momento da redação deste artigo. Portanto, espere até o BETA desta versão do KDE Plasma para experimentá-lo.

Mudanças anunciadas

O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, apresentou seu resumo de desenvolvimento semanal de todas as contribuições de software livre enviadas para este desktop. Alguns dos destaques da semana passada incluem:

O KWin adicionou um efeito de visão geral para mostrar os resultados de pesquisa do KRunner que é semelhante ao recurso Visão geral de atividades do GNOME. Este recurso inspirado no GNOME está chegando ao Plasma 5.24;

O KDE Discover adicionou salvaguardas para bloquear qualquer operação que poderia acabar desinstalando o Plasma no processo, uma vez que isso provavelmente não é intencional.- Várias outras correções / melhorias para o Discover;

O emulador de terminal Konsole irá liberar memória ao limpar o texto. O Konsole agora também tem um melhor desempenho de exibição de texto;

Uma grande correção de desempenho para efeitos KWin baseados em Qt Quick ao executar no driver proprietário da NVIDIA;

Ativação mais rápida do efeito Visão geral do plasma;

Restauração do miniaplicativo touchpad.

Mais detalhes no blog do Nate.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×