O Projeto KDE lançou hoje o KDE Plasma 5.27.5 como a quinta atualização de manutenção para a mais recente série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27 LTS para resolver muitos problemas, inconsistências, bugs e outros aborrecimentos relatados pelos usuários. KDE Plasma 5.27.5 melhora a página de permissões do Flatpak e as configurações do sistema.
O KDE Plasma 5.27.5 está aqui cinco semanas após a atualização do KDE Plasma 5.27.4 e melhora a precisão da vida útil estimada da bateria refinando a forma como é estimada, melhora o widget Discos e Dispositivos do Plasma para que você não veja ações inúteis de “Montagem” para dispositivos conectados ao MTP e atualiza o recurso “Realçar Configurações Alteradas” para também funcionar na nova página Permissões do Flatpak em Configurações do Sistema.
Falando sobre a nova página de permissões do Flatpak das Configurações do Sistema, esta atualização corrige um monte de bugs significativos para que não gere mais configurações de substituições quebradas, melhora o suporte a variáveis de ambiente personalizadas, que agora está habilitado por padrão, corrige a opção “leitura-gravação” de “Todos os arquivos do usuário” e melhora a adição de novos caminhos do sistema de arquivos para não mais interferir no estado de outros itens na lista.
Também melhorado no KDE Plasma 5.27.5 é as visualizações da janela do Gerenciador de Tarefas do Plasma para exibir corretamente o texto para janelas que não mostram o nome de seu aplicativo na barra de título ou foram personalizadas pelo usuário, a janela Emoji Selector para abrir significativamente mais rápido quando é iniciado com o atalho de teclado, bem como rolar nos widgets Gerenciador de Tarefas e Pager para trabalhar de forma mais confiável.
KDE Plasma 5.27.5 melhora a página de permissões do Flatpak e as configurações do sistema
Para usuários de tela sensível ao toque (por exemplo, Plasma Mobile), a versão de ponto do KDE Plasma 5.27.5 agora permite que você abra um menu de contexto para ícones da bandeja do sistema pressionando e segurando com o dedo na tela sensível ao toque.
Além dessas melhorias na interface do usuário, o KDE Plasma 5.27.5 vem com muitas correções de bugs, especialmente para o gerenciador de pacotes Plasma Discover, que agora aplica corretamente vários tipos de atualizações de firmware, não mistura mais a ordem dos números de versão “de” e “para” para aplicativos Flatpak e não trava mais se, por qualquer motivo, não tiver a fonte de um arquivo .flatpakref.
A sessão do Plasma Wayland foi corrigida para não travar mais a janela do KWin e o gerenciador composto ao passar o cursor sobre os ícones do Gerenciador de Tarefas ou ao fechar janelas, o aplicativo Configurações do Sistema não deve mais falhar durante a inicialização se o banco de dados de Atividades estiver corrompido e o Plasma não deve mais falhar devido ao uso excessivo de memória ao procurar coisas incomuns com o KRunner.
O suporte a vários monitores foi muito melhorado no KDE Plasma 5.27.5, corrigindo um problema de “telas sobrepostas por um pixel” causando vários outros bugs estranhos, várias maneiras pelas quais o Plasma poderia travar com certos tipos de configurações de vários monitores, o botão de desbloqueio da tela de bloqueio ao usar uma configuração multitela e um bug complexo envolvendo mau comportamento com configurações KVM/headless.
Outros detalhes
O KDE Plasma 5.27.5 também corrige as visualizações “Meses” do Plasma Calendar, atualiza os perfis de aceleração do mouse para funcionar corretamente com a libinput 1.3 ou posterior, corrige o texto longo do título da notificação no histórico de notificações, melhora a experiência de conexão Bluetooth, melhora a importação de configurações VPN e conecta um grande vazamento de memória ao conectar um monitor externo.
O suporte para linguagens RTL foi melhorado para não causar falhas de layout nos aplicativos do KDE, uma mudança que também chegará ao KDE Frameworks 5.106 no final desta semana. Além disso, o KDE Plasma 5.27.5 melhora os sensores do Monitor do Sistema que usam a unidade “watt-hora” para exibir corretamente a unidade e o botão Atualizar na página Redes do Centro de Informações para funcionar conforme o esperado.
Por último, mas não menos importante, o KDE Plasma 5.27.5 está aqui para abordar uma regressão recentemente descoberta no tamanho e nitidez dos botões de minimizar, maximizar e fechar das janelas GTK CSD quando não estiver usando um fator de escala, e melhora a disposição centralizada dos widgets de Plasma entre dois espaçadores flexíveis de painel colocados em painéis verticais.
Ele também permite que você insira caminhos com espaços neles na caixa de diálogo Propriedades, na página Atalhos e na página Início Automático nas Configurações do Sistema, uma mudança que também chegará ao KDE Frameworks 5.106. Para mais detalhes, confira o changelog completo na página de anúncio de lançamento.
Aqueles de vocês que usam a série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27 LTS devem ficar de olho nos repositórios de software estáveis de suas distribuições GNU/Linux favoritas para os pacotes do KDE Plasma 5.27.5 e atualizar suas instalações o mais rápido possível para uma experiência de desktop Plasma melhor e mais confiável.