O KDE Plasma 6 muda comportamento padrão e agora basta clicar duas vezes para abrir arquivos e pastas. A novidade foi anunciada por Nate Graham que lançou seu resumo semanal de desenvolvimento do KDE. Ele destacou todas as mudanças interessantes neste ambiente de desktop de código aberto com o desenvolvimento do Plasma 6 continuando a toda velocidade.
“Esta foi uma semana de grandes mudanças e melhorias, começando pelo nosso headliner! Sim, é verdade, por padrão no Plasma 6, você clicará uma vez para selecionar arquivos e pastas e clicará duas vezes para abri-los. Os remendos já chegaram, feitos por mim. Isso permanece configurável pelo usuário, é claro.”
O efeito de desfoque do KWin foi totalmente reescrito para maior confiabilidade. Entre outras coisas, isso corrige as falhas infames que têm aparecido para pessoas que usam fatores de escala fracionária, bem como trilhas de cursor em blocos para usuários da NVIDIA e algumas GPUs AMD (link)
Quando um aplicativo do KDE trava e você clica no botão “Relatar bug” na notificação, o assistente de relatório de travamento DrKonqi que você verá agora foi bastante simplificado e inclui uma opção para relatar a falha automaticamente para nosso novo rastreador de travamento baseado em Sentry , não há necessidade de uma conta Bugzilla! (link):
A página Autostart das configurações do sistema agora permite que você veja os detalhes técnicos sobre as sequências de inicialização das entradas, o que permite depurar por que elas podem não estar se comportando conforme o esperado (link):
Percorrer as teclas de nível de brilho do teclado (por exemplo, Fn+Space
em muitos laptops) agora mostra um OSD para a alteração (link)
Ao desligar e ligar a luz de fundo do teclado, agora ele se lembra do nível de brilho anterior (link)
O brilho mínimo da tela agora é sempre 1, e o brilho mínimo do teclado agora é sempre 0, garantindo que a luz de fundo da tela nunca desligue completamente no brilho mínimo, enquanto a luz de fundo do teclado sempre faz (link 1 e ligação 2)
O pop-up “Widgets alternativos” foi modernizado e agora tem o típico efeito de destaque flutuante (link)
Agora é possível alterar o papel de parede imediatamente após alterar o tipo de contenção da área de trabalho (por exemplo, alternar da visualização de pastas para a área de trabalho ou vice-versa) (link)
Na janela de configuração da bandeja do sistema, os ícones mostrados para representar os widgets agora correspondem aos ícones reais mostrados na própria bandeja do sistema (link):
KDE Plasma 6 muda comportamento padrão. Agora basta clicar duas vezes para abrir arquivos e pastas
O projeto para remover totalmente o conceito de ícones no estilo Plasma foi concluído, então agora todos os ícones vêm do tema de ícones de todo o sistema. Além disso, também concluímos o projeto para remover a capacidade de alterar globalmente o tamanho da barra de ferramentas, caixa de diálogo e pequenos ícones em alguns aplicativos do KDE que respeitavam essas configurações globais (nem todos respeitavam), a fim de reduzir o número de maneiras de escalar as coisas no sistema para que as pessoas tenham maior probabilidade de usar um dos métodos suportados. Para obter mais informações sobre essas mudanças planejadas e anunciadas anteriormente, consulte https://pointieststick.com/2023/07/26/what-we-plan-to-remove-in-plasma-6/.
Outras melhorias na interface do usuário
A janela de configurações do Dolphin foi reformulada para reorganizar as coisas para serem mais lógicas (Dolphin 23.12. Link)
A localização inicial da visualização “Arquivos” de Elisa agora é configurável pelo usuário, mas o padrão é a localização “Pasta de música” do sistema (Elisa 23.12. Link 1 e Link 2)
O KCalc agora lembra o tamanho da janela e a posição também no X11 (KCalc 23.12. Link)
Os aplicativos que usam a estrutura KHolidays agora têm suporte para feriados na Tanzânia (Frameworks 5.110. Link)
As caixas de diálogo de configurações para aplicativos baseados em QtWidgets agora têm um campo de pesquisa na área de cabeçalho que pode ser usado para encontrar configurações em páginas individuais!!! (Frameworks 6.0. Link):
Melhorou o ícone Breeze para .bak
e outros arquivos de backup (Frameworks 6.0. Link)
KDE Plasma 6 muda comportamento padrão. Agora basta clicar duas vezes para abrir arquivos e pastas
É mais uma semana interessante no mundo de desenvolvimento do KDE Plasma 6, incluindo uma nova alteração padrão:
- Por padrão, no Plasma 6.0, será necessário clicar uma vez para selecionar arquivos/retentores, mas agora clicar duas vezes para abrir arquivos. É configurável pelo usuário, mas a ação padrão agora é clicar duas vezes para abrir arquivos/pastas com o Plasma 6.
- O efeito de desfoque do KWin foi reescrito para melhor confiabilidade e desempenho.
- O assistente de relatórios de falhas do DrKonqi foi reescrito e simplificado.
- Agora há uma exibição na tela ao percorrer os níveis de brilho do teclado.
- Todos os ícones do Plasma 6 agora vêm do tema de ícones de todo o sistema, com o conceito de ícones no estilo Plasma sendo removido.
- As caixas de diálogo de configurações que usam QtWidgets agora possuem um campo de pesquisa na área de cabeçalho para encontrar configurações em páginas individuais.
- Um ícone Breeze aprimorado para arquivos de backup e.bak .
- Múltiplas correções de falhas do Plasma.
Mais detalhes sobre todas as mudanças do KDE esta semana no blog do Nate.