Os desenvolvedores do KDE terminaram junho em alta com muitos recursos e novas correções para o desenvolvimento do Plasma 6.0, bem como refinamentos para versões posteriores do Plasma 5.27.
O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, lançou sua habitual recapitulação semanal de desenvolvimento. Alguns dos destaques da semana passada incluíram:
- O comportamento de preenchimento automático do KRunner foi aprimorado para o Plasma 6.
- O widget indicador do teclado do Plasma 6 agora mostra visualmente o estado das teclas caps lock e num lock.
- O editor de texto Kate 23.08 está adicionando uma opção para abrir novas abas imediatamente à direita da aba atual.
- O reprodutor de música Elisa possui um algoritmo mais inteligente para encontrar arquivos de capa de álbum de música.
- Ao ter uma configuração de áudio multicanal configurada para ter diferentes níveis de volume para cada canal, ajustar o nível de volume global agora ajustará o volume de cada canal proporcionalmente.
- Gwenview agora suporta a abertura de arquivos de imagem RAW “.nef”.
- O Plasma 5.27.7 verá um “grande problema de desempenho” resolvido em torno do Plasma Wayland com GPUs Intel que estava causando problemas ao animar widgets com o efeito de contraste de fundo ativado.
- Várias outras correções e melhorias.
Plasma 6
Informações gerais – Problemas em aberto: 53
Nossa página de informações “ Plasma 6 ” ganhou algumas informações úteis, como uma seção “como usar/testar”, bem como algumas listas de bugs mais específicas que podem ser usadas para orientar o desenvolvimento. Vinculei a lista de “bugs do Plasma 6” acima e continuarei a fazê-lo nas próximas semanas.
O comportamento de preenchimento automático do KRunner mudou; agora o texto preenchido automaticamente aparece como um espaço reservado acinzentado e você deve pressionar a seta para a direita ou a tecla tab para aceitá-lo, como é comum em outros lugares onde o texto pode ser preenchido automaticamente. Para as pessoas que preferiam o antigo comportamento de preenchimento automático, ele é mantido como uma opção (Alexander Lohnau, link )
O widget Indicador de Teclado agora mostra visualmente o estado das teclas Caps Lock e Num Lock sendo pressionadas/ativas (Donald Menig, link)
Ao aumentar o nível de volume acima de 100% usando a configuração “Aumentar volume máximo”, o ícone de volume agora muda de cor para avisá-lo sobre isso (Fushan Wen, link 1 e link 2):
Agora você pode encontrar a página “Atualizações” nas Configurações do sistema pesquisando por mais palavras-chave como “offline” e “automático” (Justin Zobel, link)
Novas características
Kate agora tem a opção de abrir novas abas imediatamente à direita da atual (Waqar Ahmed, Kate 23.08. Link )
Melhorias na interface do usuário
Elisa agora tem um algoritmo mais inteligente para encontrar arquivos de capa (o que acaba sendo um tópico surpreendentemente complexo depois de cobrir os casos simples e fáceis), garantindo que menos deles sejam perdidos (Jack Hill, Elisa 23.08. Link )
Painéis de ocultação automática usando um esquema de cores escuras às vezes não exibem uma falha visual ao deslizar para dentro e para fora (Xaver Hugl, Plasma 5.27.7. Link )
Ao usar uma configuração de áudio multicanal que foi configurada para ter diferentes níveis de volume para os canais, ajustar o nível de volume global (por exemplo, usando as teclas do teclado ou um atalho global) agora ajusta o volume de cada canal de maneira proporcional em vez de absoluta (Quinten Kock, Plasma 5.27.7. Link )
As caixas de diálogo abrir/salvar agora sempre mostram os itens “Arquivos recentes” e “Pastas recentes” em suas barras laterais (Méven Car, Frameworks 6.0. Link)
Ao mesclar o conteúdo de duas pastas, a caixa de diálogo que o alerta sobre isso agora deixa claro que o conteúdo será mesclado, em vez de assustá-lo falando sobre a substituição (Méven Car, Frameworks 6.0. Link )
Mais detalhes sobre as mudanças do kDE esta semana através do blog de Nate.