in

Kernel Linux 5.10.8 corrige a regressão de desempenho do Btrfs

Nova versão saiu neste domingo.

Polêmica sobre duração do Kernel Linux 5.10 LTS continua

Acaba de chegar uma nova atualização do Kernel Linux 5.10 LTS. A versão Linux 5.10.8 estável mais recente finalmente corrigir a regressão de desempenho do Btrfs presente na série. Conforme observado no Natal, o Linux 5.10 estava passando por uma desaceleração significativa no Btrfs. Uma simples descompactação de um arquivo .tar.zst de origem do kernel Linux, pode facilmente demorar muito mais nesta versão estável do kernel.

Os patches para lidar com esse comportamento sofrível do Btrfs no Linux 5.10 estivessem circulando desde antes do final do ano. No entanto, foi necessário esperar até agora para testá-los e colocá-los na fila para integração. Enquanto isso, o Linux 5.11 tem uma infinidade de melhorias Btrfs.

Com redução de páginas delalloc em vez de inodes completos a questão principal deve ter uma solução. Quanto à causa original, “isso introduziu uma regressão de desempenho bastante séria. Como exemplo, o usuário que descompactou o tarball de origem do Firefox (360MiB xz compactado/1,5GiB descompactado), levaria de 5 a 20 vezes mais tempo para descompactar na versão 5.10. Isso em comparação com a 5.9. O fato ocorreu em dispositivos rápidos (SSD e superiores) e não no HDD”.

Kernel Linux 5.10.8 corrige a regressão de desempenho do Btrfs

Kernel Linux 5.10.8 corrige a regressão de desempenho do Btrfs

A causa raiz é porque antes geralmente usávamos o caminho normal de write-back para recuperar o espaço delalloc e, para isso, o forneceríamos com o número de páginas que queríamos liberar. O commit referenciado mudou isso para liberar tantos inodes, o que aumentou drasticamente a quantidade de espaço que estávamos liberando em certos casos, o que afetou gravemente o desempenho.

No geral, as coisas devem estar em boa forma com o Linux 5.10.8. O desenvolvedor do Btrfs, Josef Bacik, comentou na página que a versão que o “5.10 + patch é significativamente mais rápido do que o simples 5.9 por causa da minha série de patches”.

Portanto, tudo deve estar bem agora no Linux 5.10 LTS estável a partir do Linux 5.10.8. Não há nenhuma outra regressão urgente para este kernel LTS no momento.

Phoronix

The Document Foundation diz que empresas prejudicam desenvolvimento do LibreOffice

LibreOffice 7.1 Release Candidate pronto para teste antes do lançamento final

Como Baixar YouTube em MP4 Usando Snappea: Online Vídeo Converter e Downloader