in

Kernel Linux 5.7 chega ao fim da vida útil

Atualize imediatamente para a versão 5.8

Servidores e estações de trabalho Linux são o próximo alvo dos hackers
Pesquisadores da Kaspersky alertaram que hackers estão cada vez mais atacando dispositivos baseados em Linux.

O kernel Linux da série 5.7 agora chega na fase EOL (End of Life, ou fim de vida). Sendo assim, esta versão não receberá mais atualizações ou correções de segurança. Então, todos devem atualizar imediatamente para a última série do kernel Linux 5.8.

O kernel Linux 5.7 foi anunciado no final de maio de 2020 e fornecido com alguns recursos interessantes, incluindo um novo e aprimorado sistema de arquivos exFAT, ARM Kernel Pointer Authentication para a arquitetura ARM64 (AArch64), bem como vários novos recursos para otimizar certas CPUs x86, como contabilidade de agendador invariante de frequência e detecção de bloqueio dividido.

Ele também trouxe suporte a dispositivo vDPA, perfil de cgroup melhorado, agendador térmico para maior desempenho, um novo Módulo de Segurança Linux para programas BPF (Berkeley Packet Filter), suporte para chamada de sistema userfaultfd (2), suporte para usuário xattrs em cgroupfs, bem como várias melhorias de gerenciamento de energia.

Kernel Linux 5.7 chega ao fim da vida útil

Kernel Linux 5.7 chega ao fim da vida útil

Porém, o kernel Linux 5.7 agora está marcado como EOL (End-of-Life) no site kernel.org. E isso ocorre a partir do lançamento da última atualização de manutenção da série, kernel Linux 5.7.19.

Estou anunciando o lançamento do kernel 5.7.19. Todos os usuários da série 5.7 do kernel devem atualizar. Note, este é o ÚLTIMO kernel 5.7.y a ser lançado. Esta série de lançamentos está no fim de sua vida útil, por favor, vá para 5.8.y neste momento, disse Greg Kroah-Hartman em um anúncio da lista de discussão.

Portanto, se você estiver usando uma distribuição Linux com a série Linux 5.7, você tem duas opções. Atualize para o kernel Linux 5.7.19 agora ou atualize para a série de kernel Linux 5.8 mais recente posteriormente, ou atualize diretamente para Linux 5.8.

A versão atual da série Linux 5.8 é o kernel Linux 5.8.5, também anunciado hoje. Você pode baixar qualquer um deles agora mesmo em kernel.org.

Os mantenedores do sistema operacional Linux também devem considerar a atualização do kernel em suas versões atuais para o kernel Linux 5.8 assim que possível, se estiverem usando o Linux 5.7.

No entanto, se você estiver usando uma série de kernel com suporte de longo prazo, como Linux 5.4 LTS, você deve ficar com ela porque o Linux 5.8 não é uma versão LTS (Long Term Support).

9to5 Linux

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.