Kernel Linux 6.9 melhora o sintetizador de voz Speakup

O novo kernel Linux 6.9 em desenvolvimento melhora o sintetizador de voz Speakup. Este é um recurso que existe há muito tempo dentro do sistema operacional. O Speakup está dentro do kernel Linux e pode fazer interface com vários hardwares de sintetizadores e a partir de software de usuário. Do mesmo modo, pode fazer interface com /dev/synth para enviar dados para o sintetizador. Com o Linux 6.9 o driver speakup está vendo duas melhorias úteis.

Primeiro, o driver speakup tem uma correção para caracteres de 8 bits enviados para /dev/synth. O suporte para caracteres não assinados é adicionado para evitar uma situação em que texto distorcido pode ocorrer ao gravar caracteres de 8 bits no dispositivo.

A outra adição notável para o Linux 6.9 é adicionar o dispositivo /dev/synthu para o driver speakup. Devido à maioria dos aplicativos que agora usam codificação UTF-8, /dev/synthu é uma nova interface sobre /dev/synth para permitir a síntese de caracteres não-latin1. O novo dispositivo /dev/synthu é limitado a Unicode de 16 bits como o resto do speakup com qualquer entrada estranha ou além de 16 bits para ser descartado automaticamente.

Kernel Linux 6.9 melhora o sintetizador de voz Speakup

Aqueles que não estão familiarizados com esse recurso de acessibilidade do kernel Linux de síntese de fala podem aprender mais sobre ele e uso via Linux-Speakup.org.

Essas melhorias de speakup foram enviadas como parte das mudanças char/misc para a janela de mesclagem do Linux 6.9. O resto da puxada char/misc é a variedade usual de pequenas e bastante aleatórias atualizações / correções de driver.

Linux 6.9 traz mais otimizações para Intel & AMD na virtualização KVM

As alterações da máquina virtual baseada em kernel para Linux 6.9 continuam a aprimorar os recursos de software de virtualização Linux de código aberto.

Para KVM em x86 (x86_64) há uma otimização para disparo de eventos emulados. Os desenvolvedores descobriram que isso fornece uma boa melhoria de desempenho de aproximadamente 10% para micro-benchmarks VM-Exit.

Há também algumas melhorias como resultado da reformulação do código em torno de “forçar saída imediata” no x86_64 para que o código do fornecedor decida como e quando forçar a saída. Isso permite otimizações para processadores AMD e Intel.

Há também várias outras otimizações menores e melhorias de código. O código de emulação KVM x86 Xen também recebeu algumas melhorias para o Linux 6.9.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile