in

Kernel Linux de 32 bits está com problemas

Já o Linux 5.4 vai suportar os botões em laptops Microsoft Surface mais recentes

Kernel Linux de 32 bits está com problemas

Quer você goste ou não, o suporte x86 de 32 bits do kernel Linux já começou a sofrer algumas formas menores de perda. A maioria dos desenvolvedores de kernel não está mais testando ativamente o x86-32 e os fornecedores de distribuição estão começando a suspender o suporte de 32 bits Aliás, isso foi motivo de grande polêmica recentemente. Portanto, o Kernel Linux de 32 bits está com problemas.

O exemplo mais atual da situação do x86 de 32 bits é o comportamento indefinido com relação a bugs que estão no kernel há algum tempo. As mitigações do Meltdown só foram implementadas muito tempo depois para esta arquitetura. No entanto, para 64 bits, a solução saiu de forma bem rápida. Já para 32 bits demoraram mais quase meio ano para serem lançadas. E isso vem se repetindo em relação ao Kernel 5.3.

Por que o Kernel Linux de 32 bits está com problemas?

Problemas de mapeamento de TLB de E/S no x86 de 32 bits foram expostos pelo suporte de Isolamento de Tabela de Páginas do Kernel. O resultado é um comportamento indefinido dentro do kernel que pode gerar corrupção de dados, oops/kernel panics e reinicializações espontâneas.

Houve relatos de bug de travamentos aleatórios ou reinicializações em 32 bits causados ??pela introdução do KPTI, pelo menos em dezembro passado. Porém, a partir de agora com o Linux 5.3 Git à frente da marcação 5.3-rc2 tem uma correção.

Kernel Linux de 32 bits está com problemas

O código vmalloc do kernel agora está ativamente sincronizando os unmaps. Isto ocorre em todas as tabelas de páginas do sistema antes que as regiões possam ser reutilizadas. Portanto, isso deve resolver esse comportamento indefinido de 32 bits que persistiu no ano passado no kernel x86-32 mitigado. A correção estará lá para o Linux 5.3-rc2 e, presumivelmente, será transferida para a série estável.

Linux 5.4 vai suportar os botões em laptops Microsoft Surface mais recentes

Chegando ao ciclo Linux 5.4 no final deste ano será o suporte para os botões em novos dispositivos Microsoft Surface.

Enfileirado na árvore Git input-next já é suporte para dispositivos Surface mais novos dentro do driver soc_button_array. Os botões de energia e volume são agora suportados pelos dispositivos Surface da 5ª e 6ª geração da Microsoft.

Há também uma correção para o driver surfacepro3_button necessário para que o driver seja usado apenas nos modelos Microsoft Surface Pro 3 e 4, não vinculando aos modelos mais novos, pois isso causa problemas. Em vez disso, os botões são reivindicados pelo soc_button_array agora com driver suportado.

Via

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Linux Lite, Q4OS, Slackel e LibreELEC têm novas versões

Linux Lite, Q4OS, Slackel e LibreELEC têm novas versões

Linux Mint 19.2 "Tina" será lançado nesta semana e Cinnamon 4.2 chegará ao LMDE 3 em breve

Linux Mint 19.2 “Tina” será lançado nesta semana e Cinnamon 4.2 chegará ao LMDE 3 em breve