in

Ksnip: uma alternativa para o Shutter no Linux

Este é um aplicativo que serve paracaptura de tela e que possui várias funções.

Ksnip: uma alternativa para o Shutter no Linux

São muitas as opções para captura de tela nos sistemas operacionais Linux. Spectacle, Flameshot, Shutter são alguns exemplos de programas com grande utilidade. Se quiser conhecer mais sobre eles, acesse este link.  Agora, veja mais um programa para se juntar a esta lista: o Ksnip. O programa está presente no GitHub e é multiplataforma. Portanto, existem versões para Linux (.dem e .rpm, além de .exe para Windows ou arquivo AppImage).

Paralelamente, é importante dizer que a Canonical decidiu remover o Shutter de seus repositórios oficiais. Para instalá-lo, agora temos que procurar o seu pacote de instalação ou, o que é melhor, instalar o seu repositório. A opção que está disponível agora nos repositórios oficiais é o Flameshot, muito bom para capturar, porém muito fraco em termos de edição de imagem. Por edição entenda fazer “marcação” ou anotações. Isto poderá ser o ponto forte do Shutter. Além disso, você verá que alguns recursos do Ksnip parecem até superiores.

Ksnip, um moderno obturador

Em relação às funções do editor Ksnip, temos praticamente o mesmo que no Shutter:

  • Seleção: usaremos essa opção para selecionar e mover os elementos.
  • À mão livre para desenhar sem limites.
  • Numeração: Clicando no “1” do editor irá adicionar um 1, mas na segunda vez ele adicionará um 2, o terceiro um 3 e assim por diante até que nós mudemos para outra ferramenta. Porém, os números são sempre os mesmos.
  • Marcador: permite marcar como se tivéssemos usado um marcador. Temos opções de retângulo, elipse ou mão levantada.
  • Texto: Para adicionar texto;
  • Arrow: podemos adicionar uma seta normal, com ponto duplo ou linha reta.
  • Smudge: pode-se aplicar desde o clássico pixelizado ou podemos encobrir informações.
  • Retângulo ou Elipse.
  • Para quase todas as opções podemos escolher espessura, cor etcPara números, podemos escolher com qual número começar.
  • Possibilidade de redimensionar imagens.
  • Como opção, também podemos enviar imagens para o Imgur, o que é especialmente bom se quisermos enviar capturas de tela para redes sociais ou fóruns.

Mesmas opções e alguns extras

Outra coisa que pode agradar no Ksnip é que, por padrão, ele adiciona uma pequena sombra ao texto, aos números e retângulos/círculos. Por outro lado, o Shutter deixa tudo isso muito “plano” e dá a sensação de estar ultrapassado.

Quanto às opções de captura de tela, o Ksnip não é muito diferente de muitos outros aplicativos. Se escolhermos a opção de seleção retangular, veremos uma cruz ampliada para tornar a seleção mais precisa. Podemos fazer capturas de seleção retangular, tela cheia de todos os monitores, tela atual ou janela ativa. O que é diferente, pelo menos no que diz respeito ao Shutter, é que apenas o screenshot entra no editor, o que evita que seja feito manualmente.

O ruim é que, por enquanto, não há repositório disponível que nos permita ter o Ksnip sempre atualizado. Para instalá-lo, teremos que ir ao seu site, baixar a versão do nosso sistema operacional (também é para o Windows e o macOS) e realizar a instalação manual. Portanto, este talvez seja um mal menor para usar uma ferramenta moderna para fazer marcações para as imagens.

Então, evocê, usa algum app para captura de tela? Dê sua opinião em nosso grupo no Telegram: @sitesempreupdate ou acompanhe as notícias em nosso canal @sempreupdate.

Via

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Debian Installer Buster RC3 traz melhorias de última hora

Handshake doou US$ 300.000 para o projeto Debian em 2018

para-evitar-cnfusao-kde-neon-renomeia-versoes

Para evitar confusão, KDE Neon renomeia versões