in

Laboratório da NASA ensina como fazer seu próprio rover open source

JPL da NASA ensina como fazer rover open source. Veja como adquirir projeto neste artigo.

Laboratório da NASA ensina como fazer seu próprio rover open source
Versão reduzida do rover Curiosity.

Gostaria de saber como um laboratório da NASA ensina a fazer seu próprio rover open source? Já se perguntou o que é necessário para construir um rover como o Curiosity da NASA? Qualquer um, legitimamente, assumiria que é necessário expertise em engenharia mecânica, desenvolvimento de software e eletrônica para sequer começar a construir um robô tão complexo. Agora, estudantes amadores e também os entusiastas podem aprender sobre essas habilidades e ter a sensação de como é construir um rover desse tipo usando planos e instruções do Projeto de Rover Open Source do Jet Propulsion Laboratory (JPL).

NASA tem laboratório que ensina como fazer seu próprio rover open source

Após o pouso bem sucedido do Curiosity em Marte, o JPL em Pasadena, California, criou um modelo educacional menor do rover (chamado “ROV-E”) que foi usado como uma ferramenta educacional para o ensino médio e estudantes universitários, bem como o público em geral. Era um rover que podia ser levado até as salas de aula, museus e eventos escolares para demonstrar princípios de robótica em primeira mão. A resposta a esse rover foi muito positiva e frequentemente incluía a pergunta “Como nós podemos construir nosso próprio rover?” Com o ROV-E sendo um tanto quanto custoso e complicado de fazer, os engenheiros do JPL projetaram um modelo que poderia ser montado a partir de partes encontradas em prateleiras comeciais por algo como $2,500, para que pessoas interessadas em fazer seu próprio rover fossem capaz de fazê-lo.

O Rover Open Source do JPL (OSR, sigla em inglês) é uma versão reduzida do Curiosity, de suas 6 rodas até a suspensão tipo Rocker-Bogie. O JPL publicou este projeto sob uma licença open souce no GitHub onde qualquer um pode baixar as instruções padrão e planos de ensaio para construir seu próprio OSR.

Nós queríamos retribuir à comunidade e reduzir a barreira de entrada por dar uma mão de experiência à próxima geração de cientistas, engenheiros e programadores, diz Tom Soderstrom, o patrocinador do projeto Rover Open Source.

Mik Cox, o gerente do projeto, complementa:

Eu amaria ter tido a oportunidade de montar este rover no ensino médio. Espero que através desse projeto nós forneçamos a oportunidade para outros.

Laboratório da NASA ensina como fazer seu próprio rover
Um Rover Open Source montado pelo laboratório JPL, da NASA. Usa a suspensão tipo Rocker-Bogie ao passar por uma pilha de rochas.

Como funciona um projeto colaborativo

As instruções do OSR são bastante detalhadas. Portanto, elas permitem que o montador tenha a opção de fazer as próprias escolhas de design. Assim, por exemplo, os montadores podem decidir quais controladores usar. Do mesmo modo, podem adicionar câmeras USB ou painéis solares. Outra ideia é fixar carga científica útil. O projeto do OSR , então, serve como ponto de referência. Sendo assim, tem variadas margens no sistema de energia e computação. Isso permitirá aos usuários escolher como eles querem personalizar e complementar seus rovers. Também podem mudar princípios de peças e programas ao longo do caminho.

Disponibilizar o projeto do rover como open source também dá aos montadores uma comunidade para interagir e compartilhar ideias. Versões de teste deste rover já foram construídas dentro de salas de aula. Assim, obteve diferentes desings, ideias e soluções para problemas comuns.

Foi uma experiência extremamente recompensadora trabalhar com as equipes de ensino médio testando o processo de construção. Eles tinham uma tonelada de grandes ideias e estavam tão entusiasmados sobre se envolver em robótica e STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) em geral. Foi exatamente o que nós estávamos esperando inspirar com este projeto, diz o projetista e engenheiro do OSR da JPL, Eric Junkins.

Futuras missões

Com uma comunidade de montadores/desenvolvedores ativa, há um número de direções que o desenvolvimento poderia tomar. É possível que a tecnologia desenvolvida pelos montadores possam ser usadas de alguma forma em futuras missões na Terra e no espaço.

Nós lançamos esse rover como um modelo base, diz Cox. Esperamos ver a comunidade contribuir com melhorias e adições. Então, nós estamos realmente empolgados para ver o que a comunidade vai adicionar a ele.

Os desenvolvedores do OSR da JPL também têm um sonho. Eles esperam ansiosamente ver uma frota desses rovers surgirem em escolas e oficinas em todo lugar.

Então, você gostou de saber como um laboratório da NASA nos ensina a fazer nosso próprio rover open source? Não deixe de compartilhar!

Fonte.

Veja também: Robô da NASA Curiosity Rover é controlado com um computador rodando GNU/Linux!

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Microsoft adiciona suporte ARM64 ao WSL

WSL2 do Windows agora permite acesso ao localhost e Kernel personalizado

Chrome 77 lançado com 52 correções de segurança

Acessando FTP através do navegador Chrome