Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

08/07/2021 às 15:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Lançada nova versão de testes do Porteus

Lançada nova versão de testes do Porteus

Uma nova versão de desenvolvimento do Porteus, um conjunto de live CDs baseados no Slackware simplificado com uma escolha de sete ambientes de desktop, agora está disponível para teste. Esta nova versão chega quase um ano depois do lançamento da versão anterior, como informam os desenvolvedores. E ainda estamos a falar de uma versão de testes, candidata a lançamento estável.

Em nome da equipe de desenvolvimento do Porteus, tenho o prazer de anunciar o lançamento da versão 5.0-RC3 do Porteus. Quase um ano após o RC2, as edições de 32 e 64 bits dos 7 sabores estão agora disponíveis. Você pode baixar os lançamentos em qualquer um de nossos mirrors na pasta Porteus-v5.0 de seu arquivo desejado (x86_64 ou i586). 

O objetivo do Porteus é fornecer um sistema operacional portátilrápido e leve que você possa inicializar diretamente em menos de 15 segundos (no caso do desktop LXDE) a partir de um CD, unidade flash USB, disco rígido ou outra mídia de armazenamento inicializável.

Lançada nova versão de testes do Porteus

Lançada nova versão de testes do Porteus

Ainda segundo os desenvolvedores, os pacotes foram atualizados com base no que está atualmente no Slackware. Assim, algumas mudanças importantes incluem:

  • a implementação do PAM;
  • a substitu
  • ição do ConsoleKit pelo elogind;
  • e a atualização do Python para 3.9.6. 

Certos pacotes aumentaram de tamanho (por exemplo, MESA, LLVM), então as imagens ISO agora variam entre 335 MB e 425 MB (um pouco menos para imagens de 32 bits). 

Existem várias opções de ambientes de área de trabalho. Portanto, você poderá escolher entre Cinnamon, KDE Plasma, LXDE, LXQT, MATE, Openbox e Xfce.

Todos os DEs são atualizados para suas versões mais recentes, com kernel estável 5.12.14 (facilmente atualizável). A portabilidade de nossos scripts porteus para pygobject (python/gtk) continua (gtkdialog está incluído para os que ainda não foram transferidos). O USM (gerenciador de pacote/módulo) permanece deixado de fora, por enquanto, para ser reformado ou substituído.

Todos os ambientes de desktop são atualizados para suas versões mais recentes, com o kernel estável 5.12.14. “Aqui está o breve anúncio de lançamento.

Links de download (MD5): 

Porteus-CINNAMON-v5.0rc3-x86_64.iso (356MB);

Porteus-KDE-v5.0rc3-x86_64.iso (428MB);

Porteus-LXDE-v5.0rc3-x86_64.iso ( 339 MB);

Porteus-LXQT-v5.0rc3-x86_64.iso (354 MB);

Porteus-MATE-v5.0rc3-x86_64.iso (348 MB);

Porteus-OPENBOX-v5.0rc3-x86_64.iso (335 MB);

Porteus- XFCE-v5.0rc3-x86_64.iso (342 MB).

Proxmox também recebe atualização

Outra distribuição que também recebeu atualização foi a Proxmox. Esta é uma empresa comercial que oferece produtos especializados baseados no Debian GNU/Linux. O lançamento mais recente da empresa é o Proxmox 7.0 “Ambiente Virtual” que é baseado no Debian 11 e inclui suporte para os sistemas de arquivos avançados Btrfs e ZFS. Informações adicionais podem ser encontradas no anúncio de lançamento e nas notas de lançamento.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.