in

Porteus Kiosk 5.2 baseado em Gentoo traz Linux 5.10 LTS

Porteus Kiosk 5.2 baseado em Gentoo traz Linux 5.10 LTS

Para quem tem curiosidade de experimentar a distribuição Gentoo Linux mas não tem conhecimento ou disposição para todo o processo de instalação da mesma, acaba de sair o sistema Porteus Kiosk 5.2. O anúncio ocorreu hoje por parte do desenvolvedor Tomasz Jokiel. Esta é, portanto, a versão mais recente desta distribuição GNU/Linux otimizada para quiosques da web.

- Anúncios -

Já se passaram cerca de cinco meses desde o lançamento do Porteus Kiosk 5.1. Assim, o Porteus Kiosk 5.2 está aqui como a segunda grande atualização da série Porteus Kiosk 5.0 anunciada no ano passado, em março, trazendo um kernel atualizado do ramo Linux 5.10 com suporte de longo prazo. O Linux 5.10.25 LTS está presente nas imagens de instalação do Porteus Kiosk 5.2, que adiciona uma nova camada de suporte de hardware à distro orientada a quiosque. Basicamente, isso significa que agora você deve conseguir instalar o Porteus Kiosk no hardware onde não era possível usar versões anteriores.

Porteus Kiosk 5.2 baseado em Gentoo traz Linux 5.10 LTS

Porteus Kiosk 5.2 baseado em Gentoo traz Linux 5.10 LTS

Além do kernel Linux 5.10 LTS, o lançamento do Porteus Kiosk 5.2 atualiza a pilha VAAPI (API de aceleração de vídeo) e adiciona o pacote libva-intel-media-driver para preparar o caminho para a decodificação de vídeo acelerada por hardware, que deve se tornar realidade com o próximo lançamento importante, mas apenas em GPUs selecionadas.

Esse recurso beneficiará principalmente as soluções de sinalização digital. Entre outras mudanças, o Porteus Kiosk 5.2 adiciona suporte para o servidor de impressão CUPS ao cliente Remmina de desktop remoto para que você possa redirecionar as impressoras locais para sessões RDP, substitui o gerenciador de área de transferência GPaste por Parcellite e melhora o suporte para conexões VNC no servidor Porteus Kiosk “Premium ”Edição.

Retirada de funcionalidades por padrão

Várias funcionalidades que estavam disponíveis em versões anteriores foram desabilitadas por padrão na nova versão. Isso inclui a capacidade de inserir um URL na barra de ferramentas de favoritos, no botão home e na barra de guias.

Ele também bloqueia o uso dos atalhos de teclado Shift + F9 e Shift + F12 por padrão, que foram usados ??para abrir os consoles Storage Inspector e Accessibility Inspector respectivamente, no navegador Firefox. Além disso, desativa notificações de atualização em instâncias do Chrome usadas para reproduzir o vídeo do protetor de tela.

O Porteus Kiosk 5.2 vem com os navegadores de código aberto Mozilla Firefox 78.8.0 e Google Chrome 87.0.4280.141 de código fechado.

Você pode baixar esta versão agora mesmo do site oficial nas edições Porteus Kiosk, Porteus Cloud, Porteus ThinClient ou Porteus Server.

9to5 Linux

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Lançado kernel Linux 5.12-rc6

Linux 5.12-rc4 lançado

apple-encoraja-funcionarios-a-tomar-a-vacina-covid-19-com-folga-remunerada

A Apple pode pagar multa a Samsung Display