in

Lançada nova versão do Zabbix 5.0

Este é um sistema de monitoramento de código aberto.

Lançada nova versão do Zabbix 5.0

O sistema de monitoramento Zabbix teve lançada recentemente uma nova versão 5.0 LTS. O novo Zabbix 5.0 vem com um grande número de inovações, incluindo melhorias significativas no monitoramento de segurança, suporte para iniciar sessão única, suporte para compactação de dados históricos usando o TimescaleDB, integração com sistemas de entrega de mensagens e serviços de suporte e muito mais.

O Zabbix consiste em três componentes básicos: um servidor para coordenar, gerar solicitações de teste e coletar estatísticas, agentes para realizar verificações no lado de hosts externos, interface para organizar o gerenciamento do sistema.

O código do aplicativo está sob a licença GPLv2. Vários servidores proxy podem ser implantados para agregar dados na verificação do grupo de hosts.

Os dados podem ser armazenados no MySQL, PostgreSQL, TimescaleDB, DB2 e Oracle. O servidor Zabbix pode receber dados usando protocolos como SNMP, IPMI, JMX, SSH / Telnet, ODBC e testar a disponibilidade de aplicativos da web e sistemas de virtualização.

O que há na nova versão lançada do Zabbix 5.0?

Lançada nova versão do Zabbix 5.0

Esta nova versão destaca as novas soluções para monitoramento Redis, MySQL, PostgreSQL, Nginx, ClickHouse, Windows, Memcached, HAProxy, bem como o suporte de autorização SAML para soluções de logon único (SSO), o aprimoramentos de segurança e suporte oficial para o novo agente modular para plataformas Linux e Windows.

No Zabbix 5.0 também podemos encontrar um novo utilitário de console separado para testar scripts JavaScript, útil para webhooks e pré-processamento de novas verificações para detecção automática de métricas de desempenho no Windows, sensores IPMI, métricas JMX

Além de uma interface mais amigável, com navegação conveniente no menu à esquerda, que pode ser minimizada ou completamente oculta para economizar espaço na tela.

Além disso, destaca a capacidade de armazenar com segurança os dados coletados pelo agente no sistema de arquivos local, a capacidade de mascarar valores secretos (senhas, senhas etc.) de macros de usuário na interface do Zabbix e ao enviar notificações.

E tem mais

Na parte do novo suporte, podemos encontrar o webhook por meio do proxy HTTP, o suporte ao acionador para operações de comparação para dados de texto, para macros personalizadas para protótipos de host, suporte ao tipo de dados Float64, suporte para conexões criptografadas a Bancos de dados MySQL e PostgreSQL, otimização do desempenho da interface para milhões de dispositivos de monitoramento, suporte para macros personalizadas de edição em massa e filtro de tags para alguns widgets do painel.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Compactação de dados históricos ao usar o TimescaleDB
  • Suporte para módulos de usuário para estender a funcionalidade da interface do usuário
  • Novos operadores de pré-processamento para substituir o texto e obter o nome das propriedades JSON ao trabalhar com JSONPath
  • Agrupar mensagens em um cliente de email por evento
  • Capacidade de usar macros secretas no nome de usuário e senha para acessar o IPMI
  • Configuração de todos os parâmetros de monitoramento ODBC no nível da métrica individual
  • Capacidade de verificar métricas e dispositivos de modelo diretamente da interface Capacidade de copiar um gráfico de um widget como uma imagem PNG
  • Configuração e simplificação simples de modelos SNMP, movendo parâmetros SNMP para o nível da interface do host
  • Capacidade de limpar o cache de estado SNMPv3
  • Tamanho da chave métrica aumentado para 2048 caracteres, tamanho da mensagem confirmando o problema para 4096 caracteres

Baixar

O pacote de instalação para sua distribuição Linux está neste link.

Presidente da Microsoft reconhece erros do passado em relação ao Linux e open source

Presidente da Microsoft reconhece erros do passado em relação ao Linux e open source

Sudo 1.9.0 é lançado