in

Lançado Garuda Linux Golden Eagle com 5 novas edições

O Garuda Linux também adicionou novos softwares de código aberto.

Lançado Garuda Linux Golden Eagle com 5 novas edições
Imagem: Divulgação.

A equipe do Garuda anunciou uma nova versão Golden Eagle (201007) do Garuda Linux baseado em Arch. A versão mais recente vem com cinco novas edições, várias correções de bugs relatadas na versão anterior e outras atualizações notáveis, como: GNOME 3.38, Plasma 5.19.5, Firefox 81, Linux-zen 5.8.13 e Mesa 20.2.

O aplicativo “Welcome” recebeu configurações de alternância mais úteis, como habilitar/desabilitar impressora ou suporte para samba. O Garuda agora tem um assistente de configuração simples, que contém opções como atualizar Lite para Ultimate ou adicionar suporte Snap/Flatpak na edição Lite.

Garuda Linux Golden Eagle com 5 novas edições

Como o Garuda apresenta o sistema de arquivos BTRFS por padrão, a nova versão agora cria subvolumes home, cache e log por padrão para reduzir o consumo de espaço dos snapshots.

Lançado Garuda Linux Golden Eagle com 5 novas edições
A equipe do Garuda anunciou uma nova versão Golden Eagle (201007) do Garuda Linux baseado em Arch. Imagem: Divulgação.

O Garuda Linux também adicionou novos softwares de código aberto, como Searx, Bitwarden, BigBlueButton e Nextcloud. Além disso, o Garuda oferece 250 MB de espaço livre para cada usuário na instância Nextcloud, que pode ser expandido no futuro. Você pode usá-lo para fazer backup de contatos, calendários e notas.

A versão mais recente introduziu cinco novas edições: MATE, Cinnamon, Recbox, UKUI e BSPWM. Ela também adicionou duas edições “barebones”: KDE e GNOME (apenas para usuários avançados).

Assim, com as novas edições, o Garuda Linux está agora disponível em 14 versões: KDE Plasma, GNOME, Xfce, LXQT-Kwin, Wayfire, i3WM, Deepin, MATE, Cinnamon, Recbox, UKUI, BSPWM, Barebone KDE e GNOME.

De todas as edições, as contendo gerenciadores de janela (i3wm, BSPWM, Recbox, Wayfire), Deepin e UKUI estão disponíveis apenas nas edições Lite e as seis restantes em Ultimate e Lite.

Se você quiser experimentar o novo Garuda Linux Golden Eagle, obtenha uma imagem ISO da edição desejada na página oficial de download.

Fonte: Fossbytes

Distribuição brasileira Linuxfx lança versão estável 10.6 com WXDesktop 1.0.6

Lançada distribuição Puppy Linux 9.5 FossaPup baseada no Ubuntu 20.04 LTS

Lançada distribuição EasyOS 2.4