in

Lançado gerenciador de senhas de código aberto KeePassXC 2.6

Veja os recursos e novidades.

Lançado gerenciador de senhas de código aberto KeePassXC 2.6

O desenvolvedor Jonathan White anunciou que acaba de ser lançado o gerenciador de senhas de código aberto KeePassXC 2.6. Esta é, portanto, uma nova versão importante deste gerenciador de senhas poderoso, de código aberto e de várias plataformas para o desktop Linux. Os trabalhos desta versão duraram mais de um ano em obras, o KeePassXC 2.6 finalmente chegou com muitas novidades para quem gosta de manter suas senhas em um local seguro.

A primeira coisa que você notará ao instalar a nova versão é a interface do usuário totalmente renovada. A interface do usuário do KeePassXC agora suporta temas claros e escuros, ícones de bandeja monocromáticos, um modo compacto e um novo menu Exibir que permite alternar mais facilmente temas, modo compacto, bem como alternar vários elementos da interface do usuário.

Os usuários do Linux também obtêm experiência de guia semelhante ao navegador usando os atalhos de teclado Ctrl + [Num] ou Alt + [Num]. Além disso, o navegador integrado agora permite que os usuários do Linux definam um local personalizado para o navegador.

Lançado gerenciador de senhas de código aberto KeePassXC 2.6

Lançado o gerenciador de senhas KeePassXC 2.5.0

No entanto, os recursos mais empolgantes da versão do KeePassXC 2.6 estão ocultos. Entre eles, destacamos que a funcionalidade de relatório de senhas foi estendida para funcionar off-line. Sendo assim, é possível verificar se suas senhas foram comprometidas em uma violação de dados através do site Have I Been Pwned.

Além disso, o recurso de gerador de senha integrado agora permite definir caracteres adicionais para escolher ao gerar uma nova senha. Por outro lado, a integração YubiKey e OnlyKey agora permite que até quatro chaves sejam conectadas ao mesmo tempo.

Também vale mencionar o fato de que o KeePassXC agora possui a funcionalidade de pesquisa em grupo, o recurso “Salvar banco de dados de backup”, a capacidade de classificar entradas por “ordem natural”, aviso Caps Lock nos campos de entrada de senha, a capacidade de alterar o UUID do grupo raiz e o suporte para iniciar o aplicativo na inicialização do sistema.

Mais novidades

A importação do OPVault e o recurso AutoOpen também foram aprimorados, e a linha de comando agora apresenta um novo comando db-info para exibir informações sobre um banco de dados, a capacidade de usar a wl-clipboard se o xclip não estiver instalado e um comando db-create em vez de apenas createpara criar bancos de dados.

Vários bugs foram corrigidos também, e você pode conferir o changelog completo aqui para obter mais detalhes. Enquanto isso, você pode baixar a versão KeePassXC 2.6 agora mesmo do site oficial como uma AppImage que pode ser usada em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux, ou atualizar a partir dos repositórios de software estáveis ??de sua distribuição favorita.

9to5 Linux

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.