in

Lançado Kali Linux 2020.3

Distro tem mudança para ZSH Shell, automatizando o suporte HiDPI

Lançado Kali Linux 2020.3

A distribuição mais famosa do mundo forense acaba de lançar uma nova versão. Assim, a Offensive Security anunciou hoje o Kali Linux 2020.3. Esta é uma  grande atualização. A distro  GNU/Linux baseada no Debian foca em teste de invasão e hacking ético .

O novo lançamento chega três meses após o Kali Linux 2020.2. A versão anterior introduziu temas escuros e claros para a edição KDE Plasma. Do mesmo modo, possui o ambiente de desktop GNOME 3.36. Assim, o Kali Linux 2020.3 adiciona ainda mais novos recursos e melhorias ao sistema de pentesting favorito.

Lançado Kali Linux 2020.3 com mudança para ZSH Shell

Os destaques do Kali Linux 2020.3 incluem a mudança para o ZSH como shell padrão. No entanto, este é um processo que terminará com o próximo lançamento, Kali Linux 2020.4. Por enquanto, o Bash ainda é usado como o shell padrão. Entretanto, o ZSH também está instalado na nova imagem ISO. Assim, você pode alternar para ele executando zshna linha de comando.

Se você já estiver usando o Kali Linux e fizer upgrade para a versão 2020.3, precisará instalar o shell ZSH com o comando

sudo apt install -y zsh zsh-syntax-highlighting zsh-autosuggestions

Então, simplesmente copie o arquivo de configuração para o seu diretório Home com o comando 

cp /etc/skel/.zshrc ~/
.

Para definir o ZSH como shell padrão agora, use o comando

chsh -s /bin/zsh
.

O shell ZSH parece muito bom. Sem mencionar os muitos benefícios que oferece sobre o Bash, junto com o suporte para plug-ins e temas.

Lançado Kali Linux 2020.3

Feedback

Os desenvolvedores procuram seu feedback sobre a migração do shell ZSH. Então, se você baixar o Kali Linux 2020.3, diga a eles o que você pensa . Isso pode ser feito aqui.

Além da migração do shell ZSH, a versão Kali Linux 2020.3 permite suporte automático HiDPI. Isso ocorre por meio de uma nova ferramenta chamada kali-hidpi-mode. Ela torna mais fácil alternar entre os modos HiDPI (escala de janela). Para usá-lo, execute o comando kali-hidpi-mode.

Outras mudanças

Há um novo tema para o gerenciador de arquivos Nautilus do GNOME. Além disso, o suporte para gráficos de CPU na ferramenta GNOME System Monitor. Há melhorias no Windows Subsystem for Linux (WSL) com a introdução de Win-KeX (Windows + Kali Desktop EXperience). Assim, ele fornece uma GUI de sessão persistente.

O Kali NetHunter também recebeu atualização e agora apresenta um conjunto de ferramentas Bluetooth chamado Arsenal Bluetooth. Esteserve para hackear vários dispositivos, suporta os telefones Nokia 3.1 e Nokia 6.1, bem como um instalador muito aprimorado.

Para dispositivos ARM, esta versão reduz o tamanho de todas as imagens ARM, adiciona suporte para cartões SD e armazenamento eMMC às imagens Pinebook e Pinebook Pro, junto com uma velocidade de primeira inicialização muito melhorada e suporte para mais canais de 2,4 GHz e 5 GHz, suporte para o kernel Kali na imagem ODROID-C2 e melhorias nas imagens Raspberry Pi de 64 bits.

Você pode baixar o Kali Linux 2020.3 agora mesmo do site oficial, onde encontrará ISOs live e instaláveis para computadores de 32 e 64 bits. Mas se você já estiver usando Kali Linux, basta executar o seguinte comando para atualizar a instalação:

sudo apt update && sudo apt -y full-upgrade