in

Lançado Linux 5.8 RC 5 como o maior de todos da série 5

O tamanho do Kernel surpreendeu Linus Torvalds.

Kernel Linux 5.9 RC 6 lançado

O desenvolvedor Linus Torvalds anunciou que foi lançado o Kernel Linux 5.8 RC 5.  E como responsável pelo andamento dos trabalhos, ele se mostrou preocupado com o tamanho alcançado pelo kernel neste release candidate. Segundo Linus, este foi o maior candidato  lançamento na versão RC5 de qualquer um das séries Linux 5.x.

Esta foi uma mudança radical em relação à semana passada, pois a tendência apresentada com o RC 4 era de redução do tamanho. Assim, podemos deduzir que houve muitas mudanças inesperadas ao longo de apenas uma semana, com o kernel voltando a ser muito maior para esta etapa.

Lançado Linux 5.8 RC 5 como o maior de todos da série 5

Lançado Linux 5.8 RC 5 como o maior de todos da série 5

Embora Torvalds não esteja satisfeito com o fato de esta versão ter chegado tão grande, ele não se sente particularmente preocupado com as perspectivas do Linux 5.8 e agora pensa que poderia ser um lançamento rotineiro e pontual. Vamos ver como as próximas semanas se desenrolam, mas se tudo correr bem, o Linux 5.8 estável será lançado no início de agosto.

Contudo, se você ler a mensagem original de Linux, verá que ele está sim, preocupado com o tamanho do Kernel e que isso possa acarretar atrasos no lançamento final da versão estável.

Não é enorme, mas de todos os kernels 5.x até agora, este é o rc5 com mais commits. Portanto, certamente não é o ideal. (…) Dito isto, muito da mudança é devido às correções de rede que não estavam no rc4, disse Linus

Ele disse que ainda não há motivo para pânico, já que tudo parece transcorrer bem.

Assim, um grande rc5 com um grande lançamento não soa muito preocupante, quando tínhamos um rc4 incomumente pequeno que o precede e explica isso. Talvez eu esteja em negação, mas ainda acho que podemos alcançar o lançamento usual cronograma. Faltam mais algumas semanas para que eu tome essa decisão, então não é algo que vá me fazer perder o sono.

O comentário original de Torvalds em relação ao RC 5 pode ser encontrado na lista de discussão do kernel.

Além de muitas correções de erros e regressão no Linux 5.8-rc5, esta também é a primeira versão que apresenta as novas diretrizes de terminologia inclusiva.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.