in

Lançado o Flatpak 1.6.1

Algumas novidades e correções importantes estão presentes.

Flatpak 1.6.2 corrige problema grave de desempenho de instalação

Há mais ou menos um mês, Alex Larsson e sua equipe lançaram uma nova grande versão do programa de instalção de software, administração de pacotes e virtualização de aplicações para computadores com Linux. Estamos a falar do Flatpak v1.6 que chegou com novidades importantes, muitas das quais relacionadas à segurança. Entre as principais mudanças, destaque para uma nova opção que permite fazer compras de aplicativos ou pagar por seu uso em forma de doações.Hoje, no entanto, foi lançado o Flatpak 1.6.1, a primeira atualização de manutenção da série.

A lista completa de novidades está disponível na página do GitHub, porém vamos aqui dar destaque a mudanças que consideramos importantes. Além disso, Larsson diz que se trata de um lançamento para melhorar a segurança, pelo menos em parte. Assim, ele explica que havia uma falha importante que necessitava de uma correção urgente que acaba de ser reparada.

Novidades do Flatpak 1.6.1 lançado

Lançado o Flatpak 1.6.1

  • Nova permissão –device=shm que dá acesso a host/dev/shm, caso seja necessário;
  • Tamanho de download correto gerado em build-commit-from.
  • Sub-sandbox agora permite que o “child” comparta a gpu da pessoa que chama quando tem acesso completo ao dispositivo.
  • Corrigido o bloqueio com controles remotos desabilitados.
  • Corrige as compilações com versões anteriores do glib.
  • Atualiza traduções.

Esta é uma atualização de segurança (pequena). O Flatpak 1.6.0 adiciona a capacidade de um aplicativo para solicitar que se atualize, sempre que a nova versão requisite novas permissões. Infelizmente, em alguns casos especiais, se algumas aplicações tiverem acesso direto ao diretório de início, mas não ao resto do sistema de arquivos,  poderia permitir a atualização de uma nova versão… Portanto, a recomendação a todos os usuários é atualizar imediatamente para a versão 1.6.0 atual.

O Flatpak 1.6.1 já está disponível em forma de “tarball” a partir deste link. Já quem quiser fazer a instalação a partir de um repositório deve aguardar pois em breve ele deve ficar disponível.

sudo add-apt-repository ppa:alexlarsson/flatpak

Fonte: Ubunlog

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

LibreOffice 7.0 é a versão em desenvolvimento com Skia e suporte Vulkan

LibreOffice 7.0 é a versão em desenvolvimento com Skia e suporte Vulkan

Confirmado: UOS não vai substituir o Deepin

Confirmado: UOS não vai substituir o Deepin