Hoje é:07/03/2021
Cliente NeoChat Matrix do KDE obtém nova página de login, modo multimodal e edição de mensagens

Lançado o KDE Plasma 5.21

A espera foi longa mas hoje, finalmente, foi lançado o KDE Plasma 5.21. O anúncio é da equipe do KDE. Assim, por tudo que acompanhamos por aqui, temos um lançamento brilhante do KDE Plasma 5.21. Aqui neste post, vamos resumir um pouco do que saiu sobre os novos recursos e como você pode obtê-los agora.

O ambiente de desktop Linux mais popular, moderno e leve, o KDE Plasma chega com sua nova versão. O Plasma 5.21 de certa forma é um grande lançamento considerando o número de novos recursos, a adoção de novas tecnologias como o systemd e mais refinado para a experiência do usuário.

Embora o Plasma já forneça mais opções de personalização que nenhum outro desktop Linux tem hoje – isso também, nativamente. E, por cima, é super amigável ao seu hardware. Por exemplo, se você rodar o Plasma mais recente com o KDE Neon em um sistema com 10 anos de idade (como o i3) – ele funciona perfeitamente bem.

Com todas essas vantagens, a equipe do KDE continuamente impulsiona o Plasma para uma melhor experiência do usuário e desempenho geral. Dito isso, vamos dar uma olhada no que há de novo no lançamento do KDE Plasma 5.21.

KDE Plasma 5.21 Desktop (teste)
KDE Plasma 5.21 Desktop (teste)

Lançamento do KDE Plasma 5.21 – Novos recursos e aprimoramentos

  • O Plasma 5.21 usa oficialmente o Systemd na inicialização, quando disponível. Esse aprimoramento vem com vários benefícios. Para usuários em geral, eles acham que o tempo de inicialização é muito mais rápido no KDE Plasma 5.21. Além disso, essa mudança evita condições de corrida do processo durante a inicialização, uma melhor limpeza da sessão – ambos eliminam possíveis travamentos do sistema. Também traz melhor gerenciamento de recursos entre os processos do sistema operacional usando grupos de controle (cgroups).
  • A inicialização do Systemd será ativada por padrão quando disponível.
  • A página de atalho de configurações do sistema agora mostra quais atalhos você alterou desde a abertura da caixa de diálogo de configurações – quando clicado em “Destacar recurso de configurações alteradas”.
  • Notificações relacionadas à VPNdiálogos de autenticação de rede agora usam uma terminologia mais clara e consistente;
  • É possível escolher uma cor de destaque para o esquema de cores atual na área de trabalho do Plasma.
Cor de destaque - Plasma 5,21
Cor de destaque – Plasma 5,21
  • O KRunner agora permite que você fixe um comando (provavelmente algo que você usa com frequência) – para que você possa ser mais rápido no seu fluxo de trabalho. Este é um recurso muito útil.
Comandos fixos KRunner - Plasma 5.21
Comandos fixos KRunner – Plasma 5.21
  • O KDE Plasma 5.21 mostra a opção de configurações do sistema freqüentemente usada no menu de contexto das próprias configurações. Isso permite que você volte rapidamente às suas configurações favoritas.
  • O controlador de mídia na notificação agora tem controles aleatórios e de loop diretamente para o seu reprodutor de mídia.
Controles Shuffle e Loop - Plasma 5.21
Controles Shuffle e Loop – Plasma 5.21
  • O Plasma 5.21 permite que você escolha o primeiro dia da semana – domingo, segunda, sexta, sábado ou os padrões da região. Isso é muito útil para pessoas que usam fusos horários diferentes.
Alterar o primeiro dia da semana - Plasma 5.21
Alterar o primeiro dia da semana – Plasma 5.21

Outros detalhes

  • O gerenciador de janela principal e compositor do KDE – o Kwin teve uma grande melhora. O compositor agora oferece uma opção para você escolher entre uma experiência de ‘ animação mais suave’ ou uma ‘latência mais baixa ‘. Este trabalho principal também traz as configurações de exibição de taxa de atualização mista no Wayland. Se você tiver um multimonitor configurado com uma taxa de atualização variável, você obterá um melhor desempenho ao executar o Plasma no Wayland;
  • O menu Kickoff padrão foi completamente alterado. A IU agora consiste em dois painéis. O painel esquerdo contém os itens do menu de transição e o painel direito mostra os itens do submenu do painel esquerdo. Além disso, as opções de energia estão visíveis na parte inferior e não estão ocultas na opção “Sair” como no Plasma 5.20. Aqui está o que parece.
Novo menu Kickoff no Plasma 5.21
Novo menu Kickoff no Plasma 5.21
  • O novo papel de parede do KDE Plasma 5.21 – denominado “Via Láctea”. É uma versão KDE da galáxia Via Láctea. Um papel de parede “Kool”, de fato. É assim que parece.
Papel de parede da Via Láctea de Plasma 5.21
Papel de parede da Via Láctea de Plasma 5.21
  • Um gerenciador de impressão digital nativo também chega ao KDE Plasma 5.21. Se o seu dispositivo contém um leitor de impressão digital e se o kernel atual suporta, então você pode atribuir, registrar suas impressões digitais usando esta caixa de diálogo nativa.
KDE Plasma 5.21 - Gerenciador de impressão digital
KDE Plasma 5.21 – Gerenciador de impressão digital (crédito da imagem: KDE)
  • O miniaplicativo de volume de áudio inclui um visualizador e é dinâmico. Por exemplo, o controle do microfone mostra o volume da gravação com um visualizador.
Applet de áudio no Plasma 5.21
Applet de áudio no Plasma 5.21

Para obter uma lista completa de alterações, consulte o log de alterações.CONSULTE TAMBÉM:   KDE Plasma 5.21 trazendo o gerenciador de impressão digital nativo

Baixe o KDE Plasma 5.21

Se você estiver executando o KDE Neon 5.20, deverá receber os prompts de atualização usando o Discover. Inicie o Discover e verifique se há atualizações. Em seguida, siga as instruções na tela.

Se você não obtiver o prompt de atualização e ainda estiver vendo o Plasma 5.20.5, não “PaniK”. Os espelhos levam algum tempo para serem atualizados nos servidores mundiais. Então, espere um ou dois dias.

Para uma nova instalação, baixe a imagem do KDE Neon User Edition no link abaixo e escreva-a como um sistema LIVE. Então você pode prosseguir e instalar.

BAIXAR KDE NEON (EDIÇÃO DO USUÁRIO)

Se você estiver usando o Kubuntu 20.04 LTS, então você pode instalá-lo (provavelmente) via KDE Backports PPA assim que estiver disponível. No entanto, não é recomendável. Se você deseja experimentar o KDE Plasma 5.21 com uma base do Ubuntu, você pode obtê-lo através do lançamento do Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo.

Para lançamentos como Arch Linux e outras distribuições que derivam dela, os pacotes do Plasma 5.21 já estão novos. Então, aproveite.

Debugpoint

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.