in

Lançado o LibreOffice 7.0 Beta 2

Veja as novidades desta versão.

A equipe da The Document Foundation pretende lançar o novo LibreOffice 7.0 no início de agosto. Porém até lá, para que esse lançamento seja um sucesso, eles precisam de ajuda nos testes. Por esta razão, acaba de ser lançado o LibreOffice 7.0 Beta 2 para os ajustes necessários e imprescindíveis até a versão estável final de agosto, sem atrasos no cronograma.

O primeiro beta do LibreOffice 7.0 chegou no início de junho. Porém, agora é o segundo beta para quem quer ajudar a testar esse conjunto de escritórios de código aberto de plataforma cruzada, depois que muitas correções chegaram nas últimas semanas. Portanto, não importa o sistema operacional usado, dá para participar dos testes e ajudar a equipe de desenvolvimento.

O mais emocionante com o LibreOffice 7.0 é substituir o código de desenho do Cairo pelo Skia. No processo, graças ao Skia, a API Vulkan é suportada para renderizar a interface do usuário com grande velocidade. O código do Skia ainda está meio que indefinido, no entanto, parece estar em boa forma no LibreOffice 7.0.

Lançado o LibreOffice 7.0 Beta 2

Lançado o LibreOffice 7.0 Beta 2

O LibreOffice 7.0 também possui outras otimizações de desempenho. Além disso, há trabalho contínuo no HiDPI, particularmente com o código Qt5, remoção do suporte do Adobe Flash, várias melhorias no filtro de importação e exportação e outras alterações nesse pacote de escritório de código aberto.

A equipe do LibreOffice Quality Assurance (QA) tem o prazer de anunciar que o LibreOffice 7.0 Beta2 está disponível para teste! O LibreOffice 7.0 será lançado no início de agosto de 2020 (confira o plano de liberação para obter mais informações), sendo o LibreOffice 7.0 Beta2 o terceiro pré-lançamento desde o desenvolvimento da versão 7.0, iniciado no início de junho de 2019.

Desde o anterior versão, LibreOffice 7.0 Beta1, 257 confirmações foram enviadas para o repositório de códigos e 142 bugs foram corrigidos. Verifique as notas de versão para encontrar os novos recursos incluídos no LibreOffice 7.0.

Links para download e mais detalhes sobre esta segunda versão beta podem ser encontrados no blog de controle de qualidade da Document Foundation.

O LibreOffice 7.0 Beta2 pode ser baixado aqui para Linux, MacOS e Windows e pode ser instalado junto com a versão padrão. A equipe pede que caso encontre algum problema, informe-o no Bugzilla. Da mesma forma, para obter ajuda, você pode entrar em contato com a equipe de controle de qualidade diretamente no canal de controle de qualidade do IRC ou via Telegram.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.