OpenSUSE 15

Lançada nesta sexta-feira a nova versão do OpenSUSE Leap 15. Esta é considerada a sucessora da versão OpenSUSE Leap 42.3. O anúncio foi feito pela equipe da distribuição Linux. Este é considerado um novo marco para o sistema operacional, pois facilita a migração para o SUSE Linux Enterprise (SLE).

anúncio de lançamento do projeto afirma que o openSUSE Leap 15 inclui um novo particionador implementado no instalador, integração com o conjunto de aplicativos de groupware de código aberto Kopano, Firewalld como ferramenta de gerenciamento de firewall padrão, novas funções de servidor e “servidor transacional”. Também vem com sistema de arquivos raiz somente leitura e atualizações transacionais, otimizações de nuvem e uma aparência totalmente nova que está estreitamente alinhada com o SUSE Linux Enterprise.

O sistema operacional OpenSUSE Leap 15 vem com todos os recursos corporativos que os usuários avançados e profissionais de TI precisam. Isso inclui a capacidade de migrar as instalações do openSUSE Leap 15 para o SUSE Linux Enterprise 15 no final deste ano. Isso fornece a possibilidade de certificações e implantações em massa de longo prazo de um sistema operacional corporativo.

Este sistema operacional tem sido continuamente otimizado para o uso da nuvem como convidado de virtualização e, ao mesmo tempo, oferece uma grande variedade de desktops. A página de download da distribuição oferece imagens completas de DVD e de instalação via rede. Há também edições de discos ao vivo para o KDE Plasma e o GNOME.

Outras implementações do OpenSUSE Leap 15

O openSUSE Leap 15 também aprimora as ferramentas de configuração do sistema do YaST (Yet Another Setup Tool) e do AutoYaST e atualiza vários de seus componentes para novas versões. Entre eles, podemos mencionar:

  • kernel Linux 4.12;
  • Ambientes de desktop KDE Plasma 5.12 LTS;
  • GNOME 3.26;
  • Suíte de escritório LibreOffice 6.0;
  • Navegador Mozilla Firefox 60;
  • E-mail e cliente de notícias Mozilla Thunderbird 52
  • Media player VLC 3.0;
  • OpenSSL 1.1.0;
  • PHP 7;
  • systemd 234.

Os usuários do openSUSE Leap podem atualizar para o openSUSE Leap 15, mas para novas implantações, terá que baixar as imagens de instalação do openSUSE Leap 15 . O openSUSE Leap 15 funciona apenas com arquiteturas de hardware de 64 bits (x86_64). Porém o suporte para as arquiteturas ARM64 (AArch64) e POWER é esperado em breve. A série openSUSE Leap 15 será mantida com atualizações de segurança pelos próximos três anos.

Baixar OpenSUSE 15

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Como navegar na internet pelo terminal do GNU/Linux

Previous article

Como escolher uma distribuição GNU/Linux ?

Next article

You may also like