in

Lançado Q4OS 3.13 “Centaurus” LTS

Distribuição tem como base o Debian 10.7

Lançado Q4OS 3.13 “Centaurus” LTS

A equipe Q4OS anunciou hoje o lançamento do Q4OS 3.13, uma atualização de manutenção para a série de distribuição LTS estável Q4OS 3 “Centaurus”. Assim como as demais, ela tem por base o Debian GNU/Linux 10 “Buster” e construída em torno do KDE Plasma e Trinity Desktop Environment (TDE).

Derivado da atualização Debian GNU/Linux 10.7 lançada recentemente , o sistema traz 38 patches de segurança e 54 diversas correções de bugs. Então, o Q4OS 3.13 está aqui para melhorar ainda mais a estabilidade e segurança da série Q4OS 3 “Centaurus” LTS.

Lançado Q4OS 3.13 “Centaurus” LTS com muitas novidades

Lançado Q4OS 3.13 “Centaurus” LTS

Além disso, o Q4OS 3.13 apresenta várias mudanças interessantes, como a remoção do daemon Snap e suas dependências dos perfis da área de trabalho do Q4OS. Isso significa que você não poderá mais instalar aplicativos Snap no Q4OS, a menos que reinstale o daemon Snap da Canonical a partir dos repositórios de software.

Esta versão também melhora o suporte à impressão adicionando o instalador do driver HPLIP (HP Linux Imaging and Printing) mais recente no Software Center e corrigindo alguns bugs específicos para tornar a experiência de impressão/digitalização melhor para usuários do Q4OS 3 “Centaurus”.

Por outro lado, o Q4OS 3.13 vem com um instalador Calamares atualizado para uma experiência de perfeita, bem como vários pacotes recentes e outras pequenas mudanças. Todas foram publicadas através dos repositórios de software desde a atualização anterior Q4OS 3 “Centaurus” e Q4OS 3.12,  há quatro meses.

Software

A edição KDE Plasma do Q4OS 3.13 vem com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.14.5, que é acompanhado pelos pacotes de software KDE Frameworks 5.54 e KDE Applications 18.08. Por outro lado, a edição TDE inclui a versão Trinity Desktop Environment R14.0.6. Além disso, ambas as edições são baseadas no kernel Linux 4.19 LTS.

Se estiver usando a série Q4OS 3 “Centaurus” LTS em seu computador pessoal, você só precisa realizar uma atualização do sistema. Assim, vai obter todos os novos recursos, correções de bugs e pacotes no lançamento do Q4OS 3.13. Para novas instalações, você pode baixar a imagem ISO do site oficial.

A série Q4OS 3 “Centaurus” é compatível com patches de segurança e atualizações de software por cinco anos, até julho de 2024. No entanto,  a equipe Q4OS está trabalhando no próximo lançamento principal, Q4OS 4 “Gemini”. O lançamento dele tem precisão para 2021 tomando como base a próxima série de sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”.

9to5 Linux

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

youtube-music-esta-testando-layout-de-grade-para-singles-e-albuns-de-artistas

YouTube Music está testando layout de grade para singles e álbuns de artistas

como-instalar-o-trigger-rally-ogra-um-jogo-simulador-de-rally-3d-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Como instalar o Trigger-Rally-Ogra, um jogo simulador de rally 3D, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian