in

Lançado sistema CAELinux 2020 voltado para setor de Engenharia

Veja os detalhes de instalação da distro.

Lançado sistema CAELinux 2020 voltado para setor de Engenharia

Esta é mais uma pra série “demorou mas chegou”. Depois de quase um ano e meio, o desenvolvedor Joël Cugnoni anunciou a nova versão 2020 do CAELinux. A pandemia foi a razão alegada para a demora da chegada do novo sistema que acaba de estrear. Para você que não conhece esta distro, ela é baseada no Xubuntu 18.04, que acaba também de ganhar a quinta atualização virtual junto com o Ubuntu 18.04. Sendo assim, a distribuição CAELinux 2020 vem com várias novas ferramentas e pacotes básicos atualizados.

Apesar dos tempos bastante complicados que todos nós estamos passando, tenho o prazer de anunciar que uma nova versão do CAELinux está pronta para você baixar. CAELinux 2020 é baseado no Xubuntu 18.04 e como de costume, é personalizado para oferecer muitas ferramentas de simulação de código aberto para análise de tensão, simulação de fluxo de fluido ou térmico e outras físicas, mas também contém uma gama completa de modelagem matemática, gráfico, design, CAD/CAM , software de prototipagem que o torna ideal para executar um Fablab ou MakerSpace usando ferramentas puramente de código aberto, afirma Joël.

Portanto, como dá para se notar, este é um sistema operacional focado no chamado computer-aided design (CAD). Além de tudo, é uma LiveDVD Linux, que você pode inicializar diretamente de um DVD ou unidade flash USB sem instalação. No entanto, isso mudou um pouco.

Lançado sistema CAELinux 2020 voltado para setor de Engenharia

Lançado sistema CAELinux 2020 voltado para setor de Engenharia

Ainda de acordo com o desenvolvedor, o CAELinux 2018 teve muitos problemas, principalmente relacionados ao instalador e à criação ou inicialização do LiveDVD. As causas estavam relacionadas ao grande tamanho da imagem ISO, que não podia ser tratada adequadamente pela maioria dos códigos de inicialização.

Como muitos softwares que incluímos também se tornaram muito maiores, tivemos que encontrar uma solução para continuar propondo uma estação de trabalho CAE completa, apesar da restrição usual de 4 GB nas imagens ISO. Agora encontramos uma maneira de ultrapassar a barreira dos 4 Gb e ainda produzir uma imagem ISO válida. No entanto, isso também significa que a partir de agora o CAELinux só será capaz de inicializar a partir de um disco flash USB.

Basta inserir o CAELinux LiveUSB em seu computador para transformá-lo em uma estação de trabalho de desenvolvimento de engenharia gratuita e aberta.

Recursos

Além disso, você também tem vários aplicativos CAD/CAM/CAE de código aberto para design mecânico, análise de tensão, transferência de calor, simulação de fluxo e fabricação CNC/impressão 3D, como Freecad, OpenSCAD, LibreCad e Cura.

Por outro lado, o CAELinux 2020 contém uma gama completa de ferramentas de design eletrônico como KiCad, Arduino, Flatcam e dxf2gcode/cadpy para fresamento de isolamento de PCB.

Para computação científica e modelagem matemática, ele também oferece a versão mais recente de ferramentas de desenvolvimento, como Python 3 com Spyder, GNU Octave, R, Java, Perl e um conjunto completo de compiladores GNU.

Como obter e instalar o CAELinux 2020?

Se você quiser experimentar agora, baixe cada uma das três partes do arquivo 7z aqui. Em seguida, descompacte o ISO usando 7zip e crie um disco flash USB inicializável usando um bootloader multi-iso, Ventoy, que é o mais recomendado.

Após criar um USB inicializável, basta conectá-lo em seu sistema e inicializar no CAELinux 2020. Para mais informações sobre a instalação, leia a página Primeiros Passos.

Para downloads :  caelinux.sourceforge.net