Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

18/10/2018 às 16:08

9 min leitura

Por Claylson Martins

Lançado Ubuntu 18.10 “Cosmic Cuttlefish”

Lançado Ubuntu 18.10 "Cosmic Cuttlefish"

Finalmente, como esperado, foi lançado o Ubuntu 18.10 “Cosmic Cuttlefish”. De acordo com o anúncio oficial, ele preserva a orgulhosa tradição do Ubuntu
de integrar as mais recentes e melhores tecnologias de código aberto em um
distribuição Linux de alta qualidade e fácil de usar. A equipe trabalhou nos últimos seis meses e disse ter sido difícil este ciclo. O motivo é a introdução  de novos recursos e correção de bugs.

Principais alterações

O kernel do Ubuntu foi atualizado para o kernel Linux 4.18 e as
ferramentas padrão foram movidas para o gcc 8.2 com glibc 2.28. Além disso, foi atualizado para openssl 1.1.1 e gnutls 3.6.4 com suporte a TLS1.3.

O Ubuntu Desktop 18.04 LTS traz um novo visual feito pela comunidade, com o Tema Yaru substituindo os antigos Ambiance e Radiance. E não acaba por aí:  GNOME 3.30, Firefox 63, LibreOffice 6.1.2, são outras grandes novidades.

O Ubuntu Server 18.10 inclui o lançamento Rocky OpenStack, incluindo
o cluster habilitado LXD 3.0, nova configuração de rede via netplan.io,
e iteração no instalador do servidor rápido da próxima geração. O Ubuntu Server traz ainda grandes atualizações para pacotes padrão disponíveis na  indústria de nuvens privadas ou públicas, conteineres ou bare metal no seu centro de dados.

Outros sabores

O Ubuntu Budgie, Kubuntu, Ubuntu Kylin, Ubuntu MATE, Ubuntu Studio e o Xubuntu também estão sendo lançados. Mais detalhes podem ser encontrados para eles em suas notas de versão individuais.

As atualizações serão fornecidas por 9 meses para todos os sabores. O mesmo vale para a versão oficial.

Para obter o Ubuntu 18.10

Para fazer o download do Ubuntu 18.10, visite:

[button href=”http://www.ubuntu.com/download” type=”btn-info” size=”btn-lg”]Baixe Ubuntu 18.10[/button]

[blockquote footer=””]Os usuários do Ubuntu 18.04 receberão uma atualização automática para 18.10. Assim, eles terão a versão mais nova automaticamente, caso tenham selecionado a notificação de todos os lançamentos, ao invés de apenas atualizações LTS.[/blockquote]

Para mais informações sobre atualização, consulte:

[button href=”http://www.ubuntu.com/download/desktop/upgrade” type=”btn-default” size=”btn-lg”]Atualizações do Ubuntu[/button]

Como sempre, as atualizações para a última versão do Ubuntu são totalmente isentas de cobrança.

Recomendamos a todos os usuários que leiam as notas de lançamento. Igualmente, elas contêm advertências, soluções alternativas para problemas conhecidos, bem como notas mais detalhadas no próprio lançamento.

Eles estão disponíveis em:

[button href=”http://wiki.ubuntu.com/CosmicCuttlefish/ReleaseNotes” type=”btn-default” size=”btn-lg”]Notas de Lançamento[/button]

Descubra o que há de novo nesta versão:

[button href=”http://www.ubuntu.com/desktop” type=”btn-default” size=”btn-lg”]Ubuntu para desktops[/button]

[button href=”https://www.ubuntu.com/desktop/features” type=”btn-default” size=”btn-lg”]Principais características[/button]

Se você tiver alguma dúvida ou se achar que encontrou um bug mas não tem certeza, você pode perguntar em qualquer um dos seguintes locais:

#ubuntu em irc.freenode.net
http://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-users
http://www.ubuntuforums.org
http://askubuntu.com

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×