Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias Linux

14/05/2020 às 17:00

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Lançamento do Cinnamon 4.6 com melhorias de escala fracionárias

Linux Mint WebApp Manager transforma sites em aplicativos de desktop

O Cinnamon 4.6 acaba de ser lançado depois de seis meses de trabalhos. O desktop é desenvolvido pelo Linux Mint, como um fork do GNOME Shell, Nautilus File Manager e Mutter Window Manager. Assim, ele lembra bastante aparência do GNOME 2.

O Cinnamon é baseado nos componentes do GNOME, mas esses componentes são enviados como uma bifurcação periodicamente sincronizada que não está relacionada externamente ao GNOME. Um novo Cinnamon será oferecido na distribuição Linux Mint 20, que será lançada em junho.

O que há de novo no Cinnamon 4.6?

Nesta nova versão do ambiente, é destacado o suporte implementado para dimensionamento fracionário, que permite escolher o tamanho ideal de elementos em telas com alta densidade de pixels (HiDPI). Assim, por exemplo, você pode aumentar os elementos da interface que são exibidos.

O diálogo de configuração do monitor foi redesenhado, adicionada a capacidade de selecionar a taxa de atualização da tela e o suporte para atribuir seus próprios fatores de escala para cada monitor, o que resolve o problema da operação ao conectar um monitor normal e o HiDPI .

Uma nova paleta foi proposta no tema de design Mint-Y, no qual, devido às manipulações de matiz e saturação, cores mais brilhantes são selecionadas, mas sem perda de legibilidade e conforto. Novos conjuntos de cores rosa e Aqua.

Cinnamon 4.6

O applet XappStatusIcon adicionou suporte para a API StatusNotifier (aplicativos Qt e Electron), libAppIndicator (LEDs Ubuntu) e libAyatana (LEDs Ayatana for Unity), que usará o XappStatusIcon como um mecanismo exclusivo para minimizar a bandeja do sistema que não requer suporte para várias APIs no ao lado da mesa.

A alteração melhorará o suporte à colocação de sinalizadores, aplicativos baseados na plataforma Electron e o protocolo xembed na bandeja do sistema (GTK Technology para colocar ícones na bandeja do sistema). XAppStatusIcon representa o ícone, dica de ferramenta e representação de marca na lateral do miniaplicativo e usa o DBus para transferir informações através de miniaplicativos, bem como eventos de clique. A renderização ao lado do miniaplicativo fornece ícones de alta qualidade de qualquer tamanho e resolve problemas de exibição.

Um novo utilitário foi preparado para trocar arquivos entre dois computadores na rede local, usando criptografia para transferência de dados.

Como instalar o Cinnamon 4.6 no Linux?

Para aqueles que estão interessados em poder instalar esta nova versão do ambiente de área de trabalho, podem fazer isso por enquanto baixando seu código-fonte e compilando-o em seu sistema.

Se são usuários do Ubuntu ou um derivado no repositório oficial, eles não atualizaram os pacotes e devem esperar, geralmente levam alguns dias.

Esse repositório pode ser adicionado a partir de um terminal, digitando:

sudo add-apt-repository ppa:embrosyn/cinnamon

sudo apt-get update

E eles podem instalar com:

sudo apt install cinnamon

No caso do Arch Linux, o pacote ainda não está dentro dos repositórios, no AUR é uma questão de horas para que esteja disponível, você pode monitorar o status neste link.

Para instalar o pacote assim que estiver disponível, digite:

yay -S cinnamon

Enquanto para o Fedora, o pacote atualmente está disponível apenas para a versão 33 (versão de teste), mas também em breve estará disponível para versões anteriores.

Para instalar o pacote assim que estiver disponível, digite:

sudo dnf install cinnamon

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.