Acaba de ser anunciado o lançamento da nova versão do DXVK 1.7, que fornece a implementação do DXGI (DirectX Graphics Infrastructure), Direct3D 9, 10 e 11, que funciona através da tradução de chamadas para a API Vulkan. Além disso, o projeto é alavancado por empresas como o Steam Play para executar jogos modernos do Windows no Linux.
Embora o DXVK ainda seja usado principalmente no Steam Play, não é o único lugar em que os usuários do Linux podem tirar proveito dessa fantástica tecnologia. Ele também traz a implementação D3D11 baseada em Vulkan para Linux e Wine. Assim, melhora o desempenho e otimização ao executar jogos do Direct3D 11 no Wine, pois também fornece suporte para o Direct3D9.
Lançamento do DXVK 1.7 utiliza novas extensões do Vulkan e correções de jogos
O DXVK 1.7 utiliza a nova extensão VK_EXT_custom_border_color para corrigir problemas em jogos como o Crysis e o Halo 2 Vista. O VK_EXT_robustness2 chegou como uma nova extensão a partir do mês passado. Além disso, também é usado agora para melhor corresponder à semântica de acesso fora dos limites do Direct3D 11. O suporte a essas novas extensões requer o Wine 5.8+, o mais recente código Mesa 20.2-devel ou o mais recente NVIDIA Vulkan beta.
O DXVK 1.7 também tem várias correções específicas para jogos como Fallout New Vega, GTA IV, Halo Custom Edition, Cloudpunk, World of Warcraft e outros jogos. Várias otimizações também estão presentes.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Algumas funcionalidades do DXGI 1.6 foram implementadas, que serão usadas em versões futuras do World of Warcraft.
- Corrigidos erros de verificação do Vulkan no Cloudpunk e em outros jogos que usam incorretamente o buffer de recursos.
- Corrija os problemas de compilação no GCC 10.1.
- Corrigidos vários problemas associados ao D3D9.
- Opção dxgi.tearFree reprojetada.
- Corrigidos problemas nos jogos Fallout New Vegas, Freelancer, GTA IV e Halo Custom Edition.
- O suporte à criação do Winelib foi descontinuado. Agora é necessário MinGW para criar o DXVK.
Como adicionar suporte ao DXVK no Linux?
Para usar o DXVK, são necessários drivers com suporte à API Vulkan 1.1, como AMD RADV 18.3, NVIDIA 440.66, Intel ANV 19.0 e AMDVLK.
O DXVK pode ser usado para executar aplicativos e jogos 3D no Linux usando o Wine, atuando como uma alternativa de alto desempenho à implementação do Direct3D 11 incorporada ao Wine em execução no OpenGL.
O DXVK requer a versão estável mais recente do Wine para ser executada. Portanto, se você não tiver este instalado, precisa fazer o download do pacote DXVK estável mais recente, e o encontramos no link a seguir.
Depois de fazer o download, agora vamos descompactar o pacote recém-obtido, isso pode ser feito no ambiente da área de trabalho ou no mesmo terminal, executando o seguinte comando:
Em seguida, acessamos a pasta com:
E nós executamos o comando sh para executar o script de instalação:
setup-dxvk.sh install –without-dxgi
Como você vai ver, o DXVK contém duas outras DLLs para 32 e 64 bits.
Para 64 bits, os colocamos em:
OU
E para 32 bits em:
OU
Mais detalhes sobre o lançamento do DXVK 1.7 no GitHub do projeto.