Lançamento do Fedora Linux 39 atrasa por causa de bugs do Raspberry Pi

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A distribuição Fedora Linux 39 teve seu lançamento atrasado por causa de bugs em relação ao funcionamento do Rapsberry Pi. O Fedora 39 nfão conseguiu cumprir o cronograma da data de lançamento “antecipada” e não cumpriu a data de lançamento prevista uma semana depois e agora ainda enfrenta outro possível revés. Esses atrasos no lançamento foram devido a bugs de bloqueio pendentes, todos relacionados ao Raspberry Pi. Portanto, o lançamento do Fedora Linux 39 atrasa por causa de bugs do Raspberry Pi.

Um dos bugs bloqueadores é o Bug 2241252, que trata da falha do U-Boot ao carregar os DeviceTrees fornecidos pelo kernel em /boot. Para a inicialização do Raspberry Pi 4 do Fedora Workstation 39, isso significa inicializar em uma tela em branco.

O outro bloqueador é o Bug 2244305 e é sobre o Fedora Server 39 não inicializar em um Raspberry Pi 4 a partir do slot para cartão microSD.

Lançamento do Fedora Linux 39 atrasa por causa de bugs do Raspberry Pi

Lançamento do Fedora Linux 39 atrasa
Lançamento do Fedora Linux 39 atrasa.

Em vez de atrasar o lançamento do Fedora Linux 39 por mais uma semana ou mais devido a esses problemas do Raspberry Pi, o controle de qualidade do Fedora agora está considerando a possibilidade de enviar o Fedora Linux 39 com esses defeitos conhecidos do Raspberry Pi e simplesmente alertar os usuários sobre esses problemas conhecidos. 

Nesse ínterim, seria melhor que os usuários do Raspberry Pi seguissem o Fedora 38. Os problemas podem levar algum tempo para serem resolvidos e, em vez de manter o Fedora Linux 39 afastado de todos os outros, simplesmente libere e avise os usuários do Raspberry Pi. Também parece que o Bug 224305 pode não ser facilmente corrigível sem alguma mágica dos engenheiros da ARM.

Portanto, o plano traçado é disponibilizar as imagens de composição do Fedora Linux 39 agora mesmo, realizar o máximo de testes de última hora possível antes da reunião Go/No-Go de amanhã e, potencialmente, proceder ao lançamento na próxima semana com esses problemas conhecidos do Raspberry Pi. Saberemos daqui a cerca de vinte e quatro horas se está tudo bem para o lançamento do Fedora 39 na próxima semana ou se chegará em novembro.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.