in

Lançamento do Linux 5.7-rc4 foi novamente calmo

A tranquilidade reina há pelo menos 15 dias entre os desenvolvedores.

Participação de mercado do Linux aumentou novamente
A participação do Linux entre todos os sistemas operacionais de desktop cresceu de uma nova máxima de 2,87% em abril de 2020 para uma alta ainda maior de 3,17% em maio de 2020.

Parece que já virou rotina.  Na versão do kernel 5.7 da semana passada, Linus Torvalds já havia chamado a atenção para a calmaria que foi o desenvolvimento do Release Candidate-3. E agora, novamente, Linus acaba de anunciar que o lançamento do kernel Linux 5.7-rc4 está sendo testado. Então adivinhem como foi o trabalho realizado na semana passada?  Sim, segundo ele, esta foi mais uma versão tranquila do novo Kernel.

Lançamento do Linux 5.7-rc4

Lançamento do Linux 5.7-rc4 foi novamente calmo

Mesmo com tudo acontecendo no mundo em torno da COVID-19 e seu impacto, o Linux 5.7 está se moldando para ser um kernel regular. Assim, está em boa forma para estrear no próximo mês. Na semana passada, Linus caracterizou o estado 5.7 na época como “em um mundo enlouquecido, o kernel parece quase tediosamente regular”. Com o Linux 5.7-rc4, o kernel ainda está em boa forma e possivelmente até um pouco mais leve em comparação com o estado histórico dos kernels RC4.

As alterações mescladas na semana passada se resumem às áreas usuais de drivers e às correções do sistema de arquivos além de outras correções aleatórias.

Torvalds falou no anúncio de lançamento:

As coisas continuam normais na versão 5.7. De qualquer forma, o rc4 é um pouco menor do que o habitual (é o menor rc4 desde a semana de Natal), e a maioria das discussões em que estive envolvido esta semana foram sobre desenvolvimento e limpeza futuros, e não quaisquer problemas com o release atual (embora pelo menos em alguns casos eles tenham sido acionados por correções que vieram nesse release).

A maior parte do material rc5 é composta por drivers (gpu, dma, som, rdma, hyper-v,
md, i2c, mmc) e sistemas de arquivos (btrfs e nfs). E diversos pequenos fixlets em outros lugares. De qualquer forma, não parece que algo preocupante esteja acontecendo, então entre e teste, afirmou Linus.

Então, veja nossa lista de recursos do Linux 5.7 para conhecer mais sobre todas as grandes mudanças neste kernel que devem estrear como estáveis no início de junho.

Com Phoronix