É 2020 e o GIMP continua sendo um dos principais programas em destaque. O importante aplicativo de software ainda conta com o kit de ferramentas GTK2, mesmo com o GTK4 potencialmente chegando ao final do ano civil. Felizmente, pelo menos, as versões de desenvolvimento do GIMP 2.99.x no caminho para o GIMP 3.0 baseado em GTK3 devem estar iniciando em breve. Assim, para quem não sabe, o GIMP 2.99, cujos lançamentos de desenvolvimento começarão em breve, nada mais é que uma versão instável do GIMP 3.0.
Lançamentos de desenvolvimento do GIMP 2.99.x começarão em breve
O projeto GIMP divulgou um grande balanço de 2019 neste fim de semana. Eles destacam alguns de seus avanços no ano passado. Entre as realizações, há :
- uma maior usabilidade desse editor de imagens de código-fonte aberto;
- várias melhorias nas ferramentas;
- melhorias significativas no desempenho;
- uma variedade de melhorias no manuseio de formatos de arquivo;
- novos filtros e muito mais.
Novo GIMP 3.0 versão instável e linguagens de programação
Enquanto isso, no ramo GIMP 3.0 ou instável, além do uso do GTK3, existe uma nova API de plug-ins. Ela é baseada em objetos e agora também permite a criação de plug-ins do GIMP não apenas no Python 3, mas também em Lua e JavaScript.
O GEGL/babl como bibliotecas subjacentes usadas pelo GIMP também teve muitas melhorias, incluindo:
- melhor suporte a CMYK;
- melhor suporte a multiencadeamento de CPU;
- e melhor gerenciamento de memória;
- e saída mais nítida ao reduzir o uso do amostrador cúbico.
Também está em desenvolvimento o CTX como um mecanismo de contexto e rasterização de vetores 2D com uma API inspirada no Cairo/Skia/Postscript.
Embora ainda não haja planos firmes, para 2020 eles esperam começar a divulgar os lançamentos de desenvolvimento do GIMP 2.99.x “em breve”. No entanto, a linha do tempo do GIMP 3.0 parece ainda ser incerta.
Aprimoramentos de usabilidade
- Finalmente, o GIMP é capaz de exibir e editar pixels fora dos limites da tela.
- Há uma nova preferência para permitir a edição de camadas ocultas.
- Os identificadores na tela das ferramentas de transformação agora podem ser reajustados após aumentar ou diminuir o zoom.
- A ferramenta Seleção livre agora cria uma seleção preliminar para que você possa copiar e colar a seleção e ajustar as posições dos nós ao fazer uma seleção poligonal.
- Agora você pode alternar para uma camada específica apontando seus pixels e pressionando
Alt + middle click
. - A ferramenta/filtro Curvas agora permite uma edição mais previsível e vem com dois tipos de nós em vez de um para criar curvas mais úteis e sofisticadas.
Melhores ferramentas
- Os pincéis paramétricos agora têm precisão de 32 bits por canal.
- A ferramenta Bucket Fill possui um novo modo de colorização inteligente da arte de linha, útil para artistas de quadrinhos.
- A nova opção Amostra mesclada na ferramenta Heal permite retoques não destrutivos de fotos em uma camada separada.
- A ferramenta Foreground Select obteve um novo modo de visualização em escala de cinza .
- A ferramenta Novo deslocamento possibilita mudar os pixels e, opcionalmente, envolvê-los nas bordas para que você possa criar padrões repetíveis.
Melhor desempenho
- Pintura mais rápida: o GIMP agora não substitui o buffer de tinta em todos os salpicos se a cor/pixmap da pintura não mudou.
- Economia/exportação mais rápida e renderização de grupos de camadas.
- Agora, os fluxos de trabalho em escala de cinza são uma ordem de magnitude mais rápida, graças às alterações na biblioteca babl.
Suporte aprimorado aos formatos de arquivo
- Devido à demanda popular, mesclamos o plug-in DDS existente originalmente desenvolvido por Shawn Kirst. Mas como nenhum de nós é desenvolvedor de jogos, agradecemos mais contribuições da comunidade.
- Agora, as camadas são opcionalmente preservadas ao exportar para TIFF e, se você carregar um arquivo TIFF com um canal não especificado, o GIMP agora perguntará como lidar com isso.
- O GIMP agora suporta perfis ICC em imagens HEIF no momento do carregamento e da exportação, quando criado com o libheif v1.4.0 e mais recente.
Novos filtros
Uma adição importante aqui é o filtro Normal Map, que gera mapas normais comumente usados na produção de gráficos e jogos 3G. Já é utilizável para alguns fluxos de trabalho e há um plano para novas melhorias.
Também fornecemos acesso direto a mais filtros, desenvolvidos no GEGL há alguns anos:
- Matriz Bayer (para pontilhamento ordenado) e Sinusóide Linear (útil para meio-tom)
- Papel de jornal, uma versão GEGL do antigo filtro GIMP para meio-tom, além de alguns extras
- Desfoque de curvatura médio para desfoque de preservação de borda
Mais alguns filtros, como Neon, Stretch Contrast e Oilify, finalmente estão no mesmo nível das implementações originais e, portanto, as substituíram.
Mais detalhes sobre os esforços ao longo de 2019 via GIMP.org.