Lemmy: uma alternativa Reddit de código aberto descentralizada para explorar

Você está procurando uma alternativa Reddit de código aberto? Bem, isso é algo!

Claylson Martins
4 minutos de leitura

O Reddit tem enfrentado protestos generalizados devido às próximas alterações de API que devem prejudicar muitos aplicativos de terceiros que dependem dele para fornecer vários serviços, especialmente os focados em moderação. Então, conheça o Lemmy: uma alternativa Reddit de código aberto descentralizada para explorar.

Isso resultou em muitos usuários procurando por plataformas alternativas, especialmente descentralizadas, P2P e alternativas de código aberto para as principais plataformas de mídia social, como o Reddit.

Uma dessas plataformas é Lemmy; anuncia-se como um agregador de links e fórum para o Fediverso.

Vamos ver o que ele tem a oferecer. Lemmy: uma alternativa Reddit de código aberto descentralizada para explorar

Lemmy é uma plataforma de código aberto que usa uma licença AGPL para distribuir seu código e é escrita principalmente na linguagem de programação Rust segura para memória.

É muito semelhante ao Reddit em seu funcionamento, permitindo que os usuários se inscrevam em fóruns de seu interesse, votem ou votem negativamente em postagens e participem de discussões.

A particularidade disso é que ele é totalmente descentralizado e se relaciona muito bem com outras instâncias do Fediverso.

Eu olhei para uma instância do Lemmy para ver como ela se sai contra o Reddit. Permita-me mostrar como foi a experiência do usuário.

Para começar, você só precisa de um nome de usuário, e-mail e senha para se inscrever; depois de configurá-lo, você está pronto para explorar a plataforma.?Em algumas instâncias do Lemmy, você só precisa de um nome de usuário e uma senha para se inscrever!

Após o login, você é recebido com uma bela página inicial com todas as postagens mais recentes que podem ser classificadas de acordo com sua preferência.

Ele também mostra as comunidades de tendências e uma breve descrição da instância específica do Lemmy.

Ao clicar em uma postagem, você encontrará uma aparência familiar onde poderá votar a favor/negar a postagem, comentá-la e até mesmo se inscrever na comunidade onde ela foi postada.

Lemmy: uma alternativa Reddit de código aberto descentralizada para explorar

Como o Lemmy é um agregador de links, ele pode listar comunidades em todo o Fediverse, permitindo que os usuários assinem a partir de uma única plataforma. Muito semelhante ao que Mastodon faz.

Basta ir até a guia ‘ Comunidades ‘ para fazer isso.

O Lemmy também permite que você crie uma postagem para publicação em seus fóruns inscritos; ele tem todas as opções usuais, como o título da postagem, o corpo, o URL, a capacidade de marcá-lo como NSFW e muito mais.

Acesse-o indo até a guia ‘ Criar postagem ‘.

Da mesma forma, você pode criar novas comunidades indo para a guia ‘ Criar comunidade ‘.

Ele permitirá que você defina o nome/nome de exibição da comunidade, o logotipo, o banner, a capacidade de marcá-lo como NSFW, permitir apenas a postagem do moderador e muito mais.

Assim, você obtém ferramentas de moderação + uma plataforma de código aberto + uma rede descentralizada livre de um único controle e uma experiência semelhante ao Reddit.

Sim, pode não ser um substituto do Reddit alucinante para todos. Mas, acho que vale a pena explorar.

Minha impressão inicial de Lemmy é que é um projeto em andamento que deve melhorar com o tempo. Eu enfrentei alguns bugs ocasionalmente, mas eles não foram um problema.

Também gosto que existam aplicativos móveis para Lemmy para Android/iOS e um cliente Gtk nativo para Lemmy no Linux.

Pegue o Lemmy

Você pode auto-hospedar o Lemmy em um servidor ou ingressar em uma das instâncias existentes. Basta acessar o site oficial para começar.

Se você for auto-hospedar, há duas maneiras de fazer isso: manualmente com o Docker e uma abordagem automatizada com o Ansible.

Você pode mergulhar na documentação oficial para começar.

SOURCES:ItsFoss
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.