SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Librem 5 o smartphone com Linux da Purism, pode sair do papel!

A Purism pode conseguir o valor para financiar seu projeto do Librem 5!

A Purism uma empresa conhecida por vender computadores com o GNU/Linux instalado, possui também um projeto de lançar um smartphone seguindo o mesmo modelo. A empresa quer vender telefones com o GNU/Linux pré-instalado e parece que isso pode ser possível.

O Librem 5 segue o modelo de crowdfunding, que foi o mesmo modelo adotado pelo Ubuntu Edge e que infelizmente não arrecadou o valor esperado para tirar o projeto do papel. A Purism está pedindo $ 1.500.000 para começar a fabricação dos dispositivos, e em menos de dois meses, com exatos 56 dias no momento de criação deste post, eles já arrecadaram mais de $100.000; neste ritmo em 2019 o projeto deve ter alcançado o valor esperado.

O Ubuntu Edge atingiu cerca de $ 12 milhões para sair do papel, e mesmo assim não chegou a meta esperada e a Canonical declinou do lançamento. Os investimentos para o Librem 5 deram um salto de quinta passada até hoje. Foram cerca de mais de $ 90 mil neste pequeno espaço de tempo. Alguns dizem que pode ser um efeito midiático, ou seja, devido as divulgações que estão sendo feitas por muitos sites ao redor do mundo.

Enquanto boa parte da comunidade GNU/Linux acredita no “agora vai”, outros pensam que esse ritmo vai diminuir com o tempo e será mais um projeto que não vai sair do papel. Agora é torcer para o telefone torna-se realidade e aguardar o resultado da campanha.

Se você quer mais informações sobre o Purismo Librem 5, recomendamos ler o site do projeto e ver o vídeo que conta um pouco sobre o que esperar deste lançamento.

Purism Librem 5

Comentários