in

LibreOffice 6.4 virá com caixas de diálogo GTK nativas no Linux

O próximo grande lançamento do LibreOffice ficará mais à vontade nos desktops Linux.

LibreOffice 6.4 virá com caixas de diálogo GTK nativas no Linux

Nos últimos anos, os desenvolvedores que trabalham no pacote de produtividade de código aberto têm estado ocupados transferindo as muitas caixas de diálogo do LibreOffice do VCL (um kit de ferramentas de interface do usuário da plataforma cruzada) para o GTK. No entanto, eles decidiram que a suíte de aplicativos livre para escritório LibreOffice 6.4 virá com caixas de diálogo GTK nativas no Linux.

Esse trabalho foi bem-sucedido, com versões recentes do LibreOffice para Linux exibindo uma mistura de diálogos de mensagens VCL (com o tema GTK aplicado sempre que possível) e diálogos GTK nativos.

Mas o esforço de diálogo do GTK atingiu um marco importante.

No entanto, em uma atualização publicada em seu blog, Caolán McNamara, desenvolvedor do LibreOffice, explica que:

nos últimos grandes lançamentos, a versão GTK do LibreOffice teve cada vez mais diálogos GTK verdadeiros e menos diálogos VCL e em master.

E ele acrescenta que, a partir desta semana:

não há usos diretos das APIs de diálogo da VCL.

Mais detalhes das caixas de diálogo GTK no LibreOffice 6.4

Então, essas alterações demonstram que o LibreOffice 6.4 (com lançamento previsto para janeiro de 2020) será classificado como um em desktops Linux, herdando e exibindo todas as sugestões e cores corretas de qualquer tema GTK em uso.

Barras de rolagem, botões, caixas de seleção e molduras também terão a aparência pretendida nos sistemas GTK.

Mas mudar para caixas de diálogo GTK nativas também melhora a consistência na experiência do usuário. Por exemplo, as animações e feedback visual fornecidos ao alternar entre guias em uma caixa de diálogo, pressionar um botão ou arrastar um controle deslizante.

O esforço necessário foi enorme, pois o LibreOffice possui centenas de diálogos e milhares de arquivos de definição de UI XML.

Portanto, embora os diálogos manipulados de forma nativa possam parecer uma pequena melhoria para um projeto de software tão colossal, não foi trivial.

Via: OMG! Ubuntu!

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Ford anuncia Wireless Android Auto e Apple CarPlay para os modelos 2020

Ford anuncia Wireless Android Auto e Apple CarPlay para os modelos 2020

Lançada distro Antix-19 Marielle Franco

Lançada distro Antix-19 Marielle Franco