LibreOffice adiciona suporte para o formato de imagem WebP

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Esta semana tivemos o lançamento do LibreOffice 7.3. Porém, já começaram os trabalhos em torno do novo LibreOffice 7.4 que chega entre julho e agosto deste ano. E há uma alteração que muitos usuários da suíte de escritório de código aberto devem gostar muito: a equipe de desenvolvedores finalmente decidiu suportar o formato de imagem WebP.

Esse é um pedido que dura quase 5 anos, feito ainda em 2017. Naquela oportunidade, houve solicitações de recursos em andamento pelos usuários para ter suporte a imagens WebP no LibreOffice. O WebP tem várias vantagens. Geralmente não há perdas de qualidade e os arquivos são bem menores quando feita a comparação com outros formatos como imagens PNGs e JPEGs. Além disso, o WebP tornou-se amplamente suportado por navegadores da Web e outros softwares.

Este commit implementa um leitor e gravador WebP para WebP sem perdas e com perdas, opções de diálogo de exportação para selecionar sem perdas/com perdas e qualidade para perdas e vários suportes internos para o formato. Como escrever WebP em documentos ODT, por exemplo, tornaria essas imagens ilegíveis em versões anteriores sem suporte WebP, o suporte para isso é explicitamente desabilitado no GraphicFilter, para ser habilitado mais tarde.

LibreOffice adiciona suporte para o formato de imagem WebP

LibreOffice adiciona suporte para o formato de imagem WebP
LibreOffice adiciona suporte para o formato de imagem WebP

O LibreOffice, no entanto, tende a ser bastante conservador com os formatos de arquivo de imagem que eles decidem suportar. Isso porque pode levar a problemas ao salvar imagens em documentos e, em seguida, tentar abrir esses documentos em versões mais antigas do LibreOffice ou outros leitores de documentos sem suporte para esse arquivo modelo.

Então, inicialmente, o suporte WebP para o LibreOffice foi rejeitado. O mesmo ocorreu com outro formato, o AVIF, assim como vários outros formatos de imagem. No entanto, agora, finalmente, anos depois, com o suporte a imagens WebP se tornando bastante comum e funcionando bem, o suporte WebP está sendo introduzido para o LibreOffice 7.4. O desenvolvedor do LibreOffice, Luboš Lu?ák, da Collabora, começou recentemente a trabalhar nessa integração do WebP.

O LibreOffice recebeu esta semana suporte para leitura/gravação de imagens WebP para imagens WebP com e sem perdas. Isso inclui uma caixa de diálogo de exportação para manipular as configurações e qualidade com perdas/sem perdas. Porém, devido às preocupações sobre a interoperabilidade com versões mais antigas do LibreOffice, as imagens WebP não serão permitidas por enquanto, em documentos ODS e ODT. Alguns usuários no ticket de bug defendem a implementação imediata do WebP em arquivos ODS/ODT. Enquanto outros desejam que o WebP seja convertido automaticamente em um formato de imagem mais compatível.

De qualquer forma, o suporte inicial de imagens WebP para o LibreOffice finalmente chegou à v7.4.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.