in

LibreOffice descarta integração experimental com Buggy VLC

Pacotes da integração estavam sem atualizações recentes.

LibreOffice descarta integração experimental com Buggy VLC

O LibreOffice possui vários back-ends “AVMedia” para suportar a reprodução de áudio e vídeo dentro do pacote de escritório de código aberto com GStreamer e outras opções específicas da plataforma. O LibreOffice também suportava um back-end VLC para reprodução de áudio e vídeo. No entanto, depois de anos com esse código sendo experimental e sem manutenção, ele foi totalmente eliminado. Portanto, a partir de agora, o LibreOffice descarta integração experimental com Buggy VLC.

Houve uma queda no dia de Natal do código VLC do LibreOffice. Motivos não faltam. Afinal, o código era experimental há mais de cinco anos. Além disso, não houve qualquer trabalho real nele desde cerca de 2013.

LibreOffice descarta integração experimental com Buggy VLC

como-instalar-o-libreoffice-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian-manjaro-arch-linux-kde-neon-opensuse-centos-e-red-hat-enterprise-linux

No entanto, considerando o histórico do git sobre a parte vlc (veja https://cgit.freedesktop.org/libreoffice/core/log/?qt=grep&q=vlc), parece que não há patch real desde 2013. Além disso, foi explicitamente indicado como experimental desde 2015. Veja http://document-foundation-mail-archive.969070.n3.nabble.com/About-vcl-status-in-avmedia-keep-or-removed-unmaintained-code-since-7-years-tt4293282.html.

Claro que se alguém quiser continuar trabalhando nele, sempre é possível reverter o patch. https://gerrit.libreoffice.org/c/core/+/108283

O back-end de áudio e vídeo do GStreamer e outros estão claramente em melhor situação neste estágio do que o código VLC. Portanto, para isso, eles eliminaram as linhas de código com mais 2k de integração para este back-end. Como está no recado oficial acima, se alguém se interessar pelo VLC no LibreOffice, o patch pode voltar em breve. No entanto, precisam melhorar a base de código para que esse retorno de fato aconteça.

Novo LibreOffice 7.1 RC 1

Essa mudança deve se refletir nas próximas versões do LibreOffice, especialmente a 7.1 que teve um release candidate há poucos dias. A estreia oficial só deve acontecer no início de 2021. Além disso, mais dois candidatos a lançamento do LibreOffice 7.1 devem chegar para a segunda quinzena de janeiro. Por outro lado, o lançamento oficial do LibreOffice 7.1.0 deve acontecer no início de fevereiro. Você obtém mais detalhes sobre as mudanças provisórias no LibreOffice 7.1 por meio desta Wiki.

O que você achou disso:?

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Google eliminará o recurso de sincronização do Chrome em navegadores de terceiros

Google Chrome está testando tamanhos de cache maiores para aumentar o desempenho

Facebook, Twitter e YouTube serão banidos da Rússia

Facebook, Twitter e YouTube serão banidos da Rússia