Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias Linux

28/12/2020 às 11:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

LibreOffice descarta integração experimental com Buggy VLC

LibreOffice descarta integração experimental com Buggy VLC

O LibreOffice possui vários back-ends “AVMedia” para suportar a reprodução de áudio e vídeo dentro do pacote de escritório de código aberto com GStreamer e outras opções específicas da plataforma. O LibreOffice também suportava um back-end VLC para reprodução de áudio e vídeo. No entanto, depois de anos com esse código sendo experimental e sem manutenção, ele foi totalmente eliminado. Portanto, a partir de agora, o LibreOffice descarta integração experimental com Buggy VLC.

Houve uma queda no dia de Natal do código VLC do LibreOffice. Motivos não faltam. Afinal, o código era experimental há mais de cinco anos. Além disso, não houve qualquer trabalho real nele desde cerca de 2013.

LibreOffice descarta integração experimental com Buggy VLC

como-instalar-o-libreoffice-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian-manjaro-arch-linux-kde-neon-opensuse-centos-e-red-hat-enterprise-linux

No entanto, considerando o histórico do git sobre a parte vlc (veja https://cgit.freedesktop.org/libreoffice/core/log/?qt=grep&q=vlc), parece que não há patch real desde 2013. Além disso, foi explicitamente indicado como experimental desde 2015. Veja http://document-foundation-mail-archive.969070.n3.nabble.com/About-vcl-status-in-avmedia-keep-or-removed-unmaintained-code-since-7-years-tt4293282.html.

Claro que se alguém quiser continuar trabalhando nele, sempre é possível reverter o patch. https://gerrit.libreoffice.org/c/core/+/108283

O back-end de áudio e vídeo do GStreamer e outros estão claramente em melhor situação neste estágio do que o código VLC. Portanto, para isso, eles eliminaram as linhas de código com mais 2k de integração para este back-end. Como está no recado oficial acima, se alguém se interessar pelo VLC no LibreOffice, o patch pode voltar em breve. No entanto, precisam melhorar a base de código para que esse retorno de fato aconteça.

Novo LibreOffice 7.1 RC 1

Essa mudança deve se refletir nas próximas versões do LibreOffice, especialmente a 7.1 que teve um release candidate há poucos dias. A estreia oficial só deve acontecer no início de 2021. Além disso, mais dois candidatos a lançamento do LibreOffice 7.1 devem chegar para a segunda quinzena de janeiro. Por outro lado, o lançamento oficial do LibreOffice 7.1.0 deve acontecer no início de fevereiro. Você obtém mais detalhes sobre as mudanças provisórias no LibreOffice 7.1 por meio desta Wiki.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.