in

LibreOffice Git inclui código de desenho da Skia

Com isso, terá a Vulkan-Accelerated Office Suite.

LibreOffice Git inclui código de desenho da Skia

Com o LibreOffice 6.4 ramificado antes do lançamento no próximo ano, o desenvolvimento de recursos está aberto para o próximo lançamento subsequente para o final de 2020. E nesta semana, uma grande mudança de código subjacente foi mesclada. Usando o Skia para desenhar a interface em um esforço para substituir o uso do Cairo. Assim, o LibreOffice Git inclui código de desenho da Skia.

O que é o Skia?

A biblioteca de gráficos Skia é o que está em desenvolvimento pelo Google há mais de uma década. Assim, é usada pelo navegador Chrome, Chrome OS e outros projetos. O Skia suporta rasterização baseada em CPU, bem como aceleração de GPU via OpenGL e outras APIs. A Skia também possui um back-end da GPU Vulkan. A Skia tem muito mais desenvolvimento do Google e de outros, em comparação com o Cairo, que estagnou nos últimos anos. Aqueles que não estão familiarizados com a Skia e desejam saber mais sobre ele, podem fazê-lo via Skia.org.

LibreOffice Git inclui código de desenho da Skia

Mesclado esta semana ao master do LibreOffice Git (não a filial 6.4), está o código de desenho inicial do Skia para renderizar a interface do usuário usando esta biblioteca liderada pelo Google.

Os mais de 100 commits realizando a abertura inicial do Skia no LibreOffice podem ser encontrados aqui. Isso é super empolgante e, esperançosamente, renderá uma interface do usuário mais rápida e responsiva quando concluída.

O Skia ainda pode ser desativado no build e no tempo de execução, se desejado para comparação. O back-end do Skia Vulkan é o padrão nas plataformas suportadas para fins de desenho do LibreOffice VCL. Detalhes sobre alguns dos ajustes do Skia em tempo de execução através desta documentação.

Sobre o Cairo

Depois de quatros anos sem qualquer atualização, finalmente o Cairo ganhou a versão 1.16 em outubro último. Ele chegou com suporte ao OpenGL ES 3.0, Emojis coloridos. O Cairo, como lembrete, é a biblioteca de gráficos vetoriais para desenho 2D e suporta back-ends que variam de OpenGL a PDF, PostScript, DirectFB e SVG. O Cairo é usado no kit de ferramentas GTK +, o mecanismo Gecko da Mozilla, o Gnuplot, o Poppler e muitos outros projetos de código aberto.

A versão 1.16 adiciona suporte ao OpenGL ES 3.0 ao back-end do OpenGL, existem muitas melhorias no back-end do PDF, suporte a fontes variáveis, suporte a glifos emoji coloridos e uma variedade de outras correções e melhorias. O back-end do Skia também foi retirado com o Cairo 1.16.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Huawei vai processar a Comissão Federal de Comunicações dos EUA por difamação

Huawei vai processar a Comissão Federal de Comunicações dos EUA por difamação

Driver para o System76 ACPI Coreboot Laptop e melhorias do laptop Huawei enviadas para o Linux 5.5

Driver para o System76 ACPI Coreboot Laptop e melhorias do laptop Huawei enviadas para o Linux 5.5