in

Líder do projeto Wine apoia desenvolvimento do Wayland

Recurso deve fazer parte do Wine-Staging em um primeiro momento.

Líder do projeto Wine apoia desenvolvimento do Wayland

Desde o mês passado saiu uma versão atualizada, mas ainda experimental, do suporte nativo do Wayland para o Wine, depois que o código foi publicado originalmente no ano passado. Uma das questões persistentes gira em torno das perspectivas de manter este driver Wayland na Wine. No entanto, agora, na semana passada, o líder do projeto Wine, Alexandre Julliard, deu mais alguns detalhes sobre este assunto e apoia o desenvolvimento do Wayland.

- Anúncios -

Os engenheiros da Collabora têm feito um bom progresso no driver do Wayland para Wine para permitir que os jogos e aplicativos do Windows sejam executados no Wayland sem ter que passar pelo XWayland. Então, neste sentido, seguiu-se uma discussão sobre a versão mais recente dos patches. Eles debateram quais as perspectivas ou requisitos para obter o recurso o mais rápido possível.

Na semana passada, Alexandre Julliard, como líder do projeto, comentou sobre o assunto. Em última análise, ele está aberto a que seja upstream. Assim, permite que use protocolos Wayland estabelecidos. Além disso, não recorra a contornar soluções ou outros hacks que comprometam a capacidade de mantê-lo.

Líder do projeto Wine apoia desenvolvimento do Wayland

Líder do projeto Wine apoia desenvolvimento do Wayland

Não me oponho, em princípio, a ter um driver Wayland upstream. Na verdade, comecei a escrever um há muitos anos … Parou quando percebi que essencialmente não havia maneira de fazer um gerenciamento decente de janelas e que o melhor que poderíamos fazer seria o equivalente ao modo de desktop X11, onde gerenciamos o janelas nós mesmos. 

Não tenho a impressão de que, entretanto, a situação tenha melhorado, nem de que haja interesse em melhorá-la. Isso não significa que não poderia ir para o upstream, mas haverá restrições sobre quais hacks e soluções alternativas você será capaz de fazer. 

Por exemplo, ele terá que se ater a protocolos que já fazem parte do padrão em desktops. Isso sem adicionar soluções alternativas específicas do compositor, assim como fazemos…Espero que você encontre uma incompatibilidade de impedância muito maior entre o Wayland e o Win32, e que no final você acabará reinventando o XWayland usando APIs do Windows. Mas se essa é sua ideia de diversão, vá em frente 😉

Com a garantia de que Julliard não é totalmente contra um driver Wayland, a discussão passa a ser outra. Ao que tudo indica, o recurso fará parte inicialmente do Wine-Staging antes de amadurecer e trilhar o próprio caminho.

Phoronix

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

xiaomi-android-tv-novos-televisores-a-caminho

Xiaomi Android TV: Novos televisores a caminho

atualizacao-de-privacidade-do-ios-14-coloca-twitter-no-pareo-com-outras-redes-sociais

Atualização de privacidade do iOS 14 coloca Twitter no páreo com outras redes sociais