SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Light Table, IDE Personalizável e de Código Aberto

Conheça o LightTable, um IDE gratuito, personalizável, funcional e de código aberto com uma interface de usuário moderna e intuitiva.

Neste artigo, vamos dar uma olhada na Light Table. Ele é um IDE gratuito, personalizável, funcional e de código aberto com uma interface de usuário moderna e intuitiva. Oferece suporte para complementos, painel de comando e um gerenciador de conexão. Foi criado por Chris Granger e Robertri. Seu principal objetivo é fornecer aos desenvolvedores a capacidade de escrever e depurar software com facilidade. Os desenvolvedores podem obter comentários inteligentes do IDE e trocar ideias criativas com outros usuários da comunidade Light Table.

É um ambiente que nos oferece feedback em tempo real. Tem a possibilidade de execução instantânea, depuração e acesso à documentação com nossos códigos. A resposta instantânea fornece um ambiente de execução destinado a ajudar a desenvolver abstrações.

A primeira versão foi lançada em abril de 2012. Naquela época, era apenas um novo conceito para um IDE. A equipe de desenvolvimento tentou criar um programa que mostrasse ao programador quais são os efeitos de suas adições em tempo real. Isso faz com que identifiquemos os defeitos enquanto escreve o código. Embora o programa tenha começado apenas com o ClojureScript, desde então adicionou Python e JavaScript devido à sua popularidade. Os desenvolvedores afirmam que o software pode reduzir o tempo de programação em até 20%.

Possui uma interface leve, limpa e elegante com toda a potência e funcionalidades que precisamos para programar. Esqueça as impressões do console para ver os resultados do código. Simplesmente avalie seu código e os resultados serão exibidos em tempo real.

Podemos desfrutar, ainda, de recursos típicos oferecidos por um IDE, incluindo intellisense, autocompletar e recuo, destaque de sintaxe, etc.

Características do Light Table

  • Light Table é gratuito para que todos possam baixar e usá-lo.
  • Se desejar, pode contribuir ou consultar o código fonte no GitHub. Cada bit do código está disponível para a comunidade.
  • É multiplataforma. Todos os usuários Gnu/Linux, Windows e Mac podem desfrutar do Light Table.
  • Os usuários têm acesso a uma documentação completa e manual on-line. Também temos um fórum on-line onde você pode interagir com outros usuários.
  • Você pode ficar por dentro das últimas novidades e mudanças no blog do programa.
  • Em sua interface, temos um painel de navegação intuitivo, árvore de arquivos e painel de comando com o qual podemos trabalhar confortavelmente. A partir desta interface, temos acesso a um administrador de add-ons para baixar, instalar e gerenciar uma boa quantidade de complementos. O gerenciador de complementos se conecta à lista central, de modo que você não precisa pesquisar na Internet para encontrar o que deseja instalar.
  • A interface possui um design elegante, leve e bem projetado.
  • Capacidade de incorporar tudo o que quiser, desde gráficos até jogos e visualizações em execução.
  • O programa é facilmente personalizável. Desde atalhos até extensões para ser completamente adaptado ao nosso projeto específico.
  • Tudo, desde avaliação e depuração, até um motor de busca difuso para que arquivos e comandos estejam perfeitamente adaptados ao nosso fluxo de trabalho.

Instalar o Light Table

Este programa não requer um processo de instalação. Nós só temos que baixá-lo do site do projeto. Uma vez que o download esteja completo, teremos que descompactar o arquivo. Dentro da pasta basta abrir o executável e o programa será aberto.

Light Table Download

Em suma, se você estiver procurando por uma comunidade criativa e interessante de desenvolvedores a partir da qual você pode obter informações ou se você quiser testar um IDE diferente, a Light Table é uma aposta ideal.

 

Para ficar por dentro de todos os lançamentos do SempreUpdate, siga nosso grupo no Telegram.

Fonte Ubunlog
Comentários