Tutoriais

11/01/2022 às 11:30

18 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Linux Live USB Creator! Para criar pendrives bootáveis do Linux através do Windows!

Crie pendrives para instalar o Linux através do Windows com poucos cliques! É a melhor ferramenta!

Linux Live USB Creator! Para criar pendrives bootáveis do Linux através do Windows!

Alguns usuários ficam perdidos quando querem sair do Windows. E a maioria, querem apenas instalar o Ubuntu Linux por exemplo. Mas, hoje em dia quase ninguém tem CD ou DVD em casa. Por isso que é neste momento que recorremos ao pendrive. Saiba que é possível criar um Pendrive Bootavel do Linux através do Windows. Assim, apresentamos o Linux Live USB Creator. A melhor maneira de criar um pendrive do Linux pelo Windows.


Melhor maneira de criar um pendrive do Linux pelo Windows.

Se você é novo no Linux, e ainda está com o Windows instalado, saiba que o Lili resolve todos os problemas, inclusive com a possibilidade de rodar ISO em modo persistente, ou seja gravando e salvado dados sem instalar. O Lili USB Creator ou Linux Live USB Creator. É um software para Windows e ele é “gratuito”.

Como escolher uma distribuição Linux

O processo de escolha de uma distribuição Linux é complexo. Seria o mesmo que perguntar qual o melhor time de futebol, ou seja, não vamos conseguir um consenso. Mas, podemos deixar alguns artigos para que você utilize como base no momento de escolher o seu novo sistema baseado em Linux.

Download do Linux Live USB Creator

Recomendamos o download do Linux Live USB Creator através do site oficial. Lembramos que ele vai gravar a ISO da distribuição Linux para o pendrive. E assim você poderá instalar como se estivesse utilizando um CD ou DVD. Certifique-se de que a sua BIOS suporte inicialização via pendrive e assim faça as alterações para que o pendrive seja inicializado.

O software ele é muito simples e existe a muitos anos. Mas, embora ele não receba atualizações, o que achamos que não precisa, ele permanece funcionando.

Interface do Linux Live USB Creator

Linux Live USB Creator! Para criar pendrives bootáveis do Linux através do Windows!

Note que a interface do Linux Live USB Creator é muito simples. E vamos te explicar para que serve cada item. Para facilitar, vamos tratar a interface sem tradução. Você vai ver como é simples criar um pendrive bootavel do Linux no Windows com ele.

Opções do Linux Live USB Creator

Passo 1– Será exibido o seu pendrive quanto detectado. Mas, caso ele não seja exibido, clique nas setas na cor azul lado para recarregar as informações.

Passo 2 – Diga ao Linux Live USB Creator onde está a ISO da sua distribuição Linux. Note que são 3 opções, a primeira com o nome de ISO é quando você baixou a imagem do DVD ou CD no seu computador. Já a segunda é caso você esteja usando um CD ou DVD da distribuição. E por último download, essa opção é ideal para quem não baixou nada. No entanto, você vai precisar aguardar o download concluir para seguir com a criação do pendrive bootavel do Linux.

Step 3 – O modo de persistência é usado para quem quer salvar as configurações realizadas durante o uso da distribuição Linux. Mas, modo de persistência não é a mesma coisa que movo live. Note que o ao criar um pendrive bootavel do Linux com o Linux Live USB Creator essa opção sempre será exibida. Note também que é um item de atenção, mas isso não quer dizer que você é obrigado a utilizar.

Step 4 – No menu opções há 3 delas para escolha. A primeira “Hide created files”, é para ocultar os arquivos criados, ideal para evitar que os dados sejam apagados no pendrive acidentalmente. A segunda, “Format the stick in FAT32”, é para formatar o seu pendrive para o sistema de arquivos FAT32. Mas, recomendamos que marque essa opção para garantir que o sistema de arquivo esteja em pleno funcionamento e evitar erros de escrita no pendrive. Por último, “Enable launching LinuxLive directly in Windows”. Neste caso é apenas para quem desjar instalar o Linux dentro do Windows. No entanto, não é o nosso caso, queremos criar um pendrive bootavel do Linux pelo Windows, difere!

Como instalar o Linux Live USB Creator no Windows

Se você já fez o download do Lili USB Creator, agora vá na sua pasta de Download e dê dois cliques sobre ele. Assim, o instalador vai iniciar e vai começar definindo o idioma. Em geral, ele já identifica o idioma do seu sistema e tudo o que você precisa fazer é clicar em OK.

Linux Live USB Creator! Para criar pendrives bootáveis do Linux através do Windows!

Agora, o instalador vai seguir. Você verá a seguinte janela que vai apresentar a ferramenta! Clique no botão “Próximo”:

Para criar pendrives bootáveis do Linux através do Windows!

Agora, o instalador precisa saber aonde o LinuxLive USB Creator será instalado. No entanto, não recomendamos alterar o caminho que foi preenchido. Clique apenas no botão “Instalar”.

criar pendrives bootáveis do Linux através do Windows!

Após clicar em instalar, aguarde até que tudo seja concluído!

Note que assim que o instalador finalizar, o botão “Próximo” vai acender, permitindo que você clique nele para avançar! Clique no botão “Próximo”.

Agora, o assistente de instalação já terminou! Note que a caixa “Executar LinuxLive USB Creator” deve estar marcada. Assim que você clicar em “Terminar” o aplicativo vai abrir.

Como criar um pendrive bootavel do Linux pelo Windows

Agora chegou a melhor parte. Vamos criar o nosso pendrive bootavel do Linux pelo Windows com toda segurança. E vamos para uma nova revisão das opções para não deixar nenhum dúvida!

criar pendrives bootáveis do Linux através do Windows!

No primeiro passo, conforme imagem abaixo, observe que é a opção para selecionar aonde será armazenado o seu live usb, caso o seu pendrive, por exemplo, não apareça na lista clique nas setas para que a lista seja atualizada, fique de olho no farol, ele deve ficar verde após a seleção, se ficar vermelho em qualquer um dos passos a seguir ele não vai gerar uma mídia bootável, se ficar com o indicador amarelo ele gera normalmente, porém indica que pode ocorrer erros, o ideal é que esteja tudo verde.

No segundo passo, veja a imagem abaixo, você vai escolher a imagem ISO, observe que existem três opções, a primeira é através do arquivo ISO,  a segunda é a imagem através do CD/DVD, a última para baixar o arquivo, depois de escolhido a opção o farol vai ficar verde e aí passamos para o próximo passo.

Quando você escolher a localização da imagem ISO o aplicativo vai fazer uma verificação rápida. Sempre fique atento a esse semáforo do lado, tudo estará correto quando a luz mudar para verde.

No terceiro passo, você pode criar o modo de persistência, ele é ideal para quem quer usar o sistema no movo pendrive mesmo, o modo persistente como o nome já diz, serve para que quando o usuário fizer alterações ou gerar arquivos é possível gravar, ou seja, eles se tornam persistentes :), diferente do modo live que ao reiniciar todas as alterações se perdem.

No quarto passo, você tem a opção de esconder os arquivos no pendrive, ideal para alguns pendrives que deletam arquivos, isso sempre acontece comigo quando uso Sandisk, também é possível formatar o pendrive e a última opção é para usar o Linux dentro do Windows, não se esqueça de olhar o farol em todas as opções.

E no quinto e último passo, veja que há um botão em formato de raio, neste momento volto a dizer, fique de olho nas cores do farol, pois caso tenha apenas 1 em vermelho o aplicativo não vai gerar o seu pendrive bootável. Caso esteja tudo certo, basta clicar no raio que ele vai criar o seu pendrive, geralmente demora entre 5 e 10 minutos, ao final ele vai informar que o seu pendrive já está pronto para uso.

Lembramos que nenhuma luz do semáforo pode ficar vermelha, se ficar, revise as opções. No caso de ficar amarelo, o item requer apenas atenção, mas seguirá com a instalação.

criar pendrives bootáveis do Linux através do Windows!

Por fim, clique no raio para seguir com a gravação no pendrive!

Criar um pendrive do Linux no Windows é fácil. Inclusive algumas distribuições possuem a sua própria ferramenta como o Fedora. No entanto, o Linux Live USB Creator ainda é a melhor de todas!

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×