Hoje é:07/03/2021
Quais as melhores distribuições Linux de 2020?

Quais as melhores distribuições Linux de 2021?

2021 chegou e com ele a nova lista com as melhores distribuições Linux para você experimentar. São boas as chances de que sua distribuição não esteja nesta lista. Mesmo assim, não há necessidade de se preocupar. O simples fato de você estar usando Linux no desktop deve ser o suficiente. Por quê? Porque você está usando um sistema operacional superior em vários aspectos. Pode não ser perfeito (nenhum sistema operacional é), mas ainda é o Linux, o que significa que você está trabalhando com uma plataforma de desktop flexível, confiável e divertida de usar.

Quais as melhores distribuições Linux de 2021?

Ubuntu 20.10

Quais as melhores distribuições Linux de 2020?

Nenhuma distribuição é tão regular quanto o Ubuntu. Além de bom funcionamento, a distribuição nunca deixa de surpreender, e o Ubuntu 20.10 não decepcionou. Embora este seja um lançamento de suporte de curto prazo, o destaque fica por conta do novo GNOME 3.38. O lançamento mais recente do GNOME trouxe o ambiente de desktop a um nível de desempenho e confiabilidade que ainda não tinha.

Com a capacidade de reorganizar mais facilmente a grade, melhor suporte ao leitor de impressão digital, rolagem do touchpad de alta precisão e um tema padrão limpo, o Ubuntu 20.10 é um sistema operacional de desktop notável. O Ubuntu ainda é um dos sistemas operacionais mais fáceis de usar do planeta. Com suporte de hardware incomparável e uma base de usuários cada vez maior, o Ubuntu é uma excelente opção.

Pop! _OS 20.10

Quais as melhores distribuições Linux de 2020?
Pop! _OS é desenvolvido pela System76.

Pop! _OS tem sido a distribuição preferida de muita gente. O Pop! _OS tem a vantagem de ser baseado no Ubuntu Linux e adiciona a quantidade certa de recursos do System 76 para torná-lo realmente atraente no hardware do dispositivo System 76. A combinação Pop! _OS/Thelio (ou qualquer outro sistema da System 76) é o mais próximo que você chegará do ecossistema da Apple no Linux. Não se trata de comparar o Pop! _OS ao macOS. Trata-se da sinergia de hardware e sistema operacional. 

Isso não significa que você precisa usar o Pop! _OS no hardware do System 76. Este sistema operacional de desktop terá um bom desempenho em qualquer desktop ou laptop. O Pop! _OS 20.10 refina várias das peças que foram lançadas na versão 20.04. Um dos bits mais importantes é a extensão de mosaico que eles adicionaram. Se você é um fã de gerenciadores de janelas lado a lado, o Pop! _OS oferece o melhor dos dois mundos. Com o clique de um botão, você pode alternar entre uma área de trabalho GNOME normal ou uma versão lado a lado. Se você não é fã de gerenciadores de janelas lado a lado, não precisa se preocupar com isso.

Fedora 33

Quais as melhores distribuições Linux de 2020?

O Fedora 33 conseguiu transformar muitas funções para melhor. Uma das maiores mudanças que o Fedora fez foi deixar para trás o antigo sistema de arquivos ext3/4 em favor do Btrfs. Com este novo sistema de arquivos, os usuários obtêm compactação transparente e cópia na gravação. O Fedora apenas adicionou os recursos básicos do Btrfs, mas outros virão. O Fedora 33 também muda para o systemd-resolved para resolução de nomes DNS. Isso provavelmente não afetará muitos usuários de desktop, mas é uma mudança importante.

Por fim, o Fedora 33 substitui a antiga partição de troca por zRAM, o que ajuda muito a melhorar o desempenho do sistema. Além disso, há o GNOME 3.38. Usuários novos e antigos devem apreciar esta versão. É um sistema limpo, rápido e estável.

MX Linux (KDE Spin)

Quais as melhores distribuições Linux de 2020?

Este sabor do MX Linux merece todos os destaques, principalmente pelo ambiente desktop. O MX Linux KDE fez um trabalho excelente e realmente funciona bem. Na verdade, esta pode ser a primeira vez que comparei o KDE com o Xfce e achei difícil dizer a diferença no desempenho – pelo menos é o caso do MX Linux.

Esta distribuição é baseada no Debian Buster, então já é muito estável e inclui o Suporte Avançado de Hardware, um repositório que permite aos usuários instalar coisas como conjunto de gráficos e firmware incluindo pacotes mesa atualizados, drivers xorg etc.

Manjaro

Quais as melhores distribuições Linux de 2020?

Manjaro é a distribuição para tornar o Arch Linux acessível às massas. O usuário médio de computador não consegue instalar o Arch Linux (pelo menos não sem muito estresse). Manjaro elimina essa complexidade e torna o Arch Linux não apenas acessível, mas realmente fácil de instalar e usar. Manjaro fez pelo Arch o que o Ubuntu fez pelo Linux.

O Manjaro torna possível – por meio do Manjaro Architect – que os usuários selecionem entre vários desktops diferentes. Com a ajuda do spin Architect, os usuários podem escolher entre GNOME, KDE, Xfce, Lxqt, Awesome, bspwm, Cinnamon, Deepin, i3, Lxde ou Mate. Isso mesmo, você pode facilmente obter o desktop Deepin em uma distribuição baseada em Arch. A única ressalva é que o Manjaro Architect (um instalador baseado em texto) não é para o usuário comum, mas se você estiver pronto para um pequeno desafio, o Manjaro Architect criará a distribuição Linux perfeita para você.

Vamos agora aguardar as surpresas para 2021. Então, quais as melhores distribuições Linux de 2021? Depende muito de seus gostos e necessidades, Então, aproveite a que achar melhor. As posições se mantém até que novos lançamentos ocorreram neste ano.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.