in

LineageOS – Upgrade 14.1 para 17.1

Veja nesse post como fazer upgrade da versão do LineageOS 14.1 para 17.1 no Moto G4 Play e assim usufruir da nova versão baseada no Android 10.

LineageOS – Upgrade 14.1 para 17.1

A distribuição LineageOS versão 17.1 foi lançado em abril de 2020, portanto, vamos ver a atualização do LineageOS – Upgrade 14.1 para 17.1 e assim dar vida ao smartphone modesto com um sistema atualizado.

O LineageOS é sistema operacional gratuito e de código aberto para vários dispositivos, com base na plataforma móvel Android. A versão 17.1 não está disponível para todos os dispositivos, logo, caso deseje saber se a versão do seu dispositivo esteja na lista para essa atualização, de um confere clicando aqui e procure pela marca e modelo de seu dispositivo.

Caso você ainda não tenha o LineageOS instalado em seu smartphone “Moto G4 Play” e deseje fazer a instalação, antes é importante desbloquear o dispositivo e em seguida fazer root no mesmo. No entanto não tão diferente desse post de upgrade, veja como instalar o LineageOS.

LineageOS – Upgrade 14.1 para 17.1

Como muitos aparelhos depois de um certo tempo não recebe mais suporte de atualização de versão do sistema operacional embarcado no mesmo, no dia 12/06/2020 me deparei com um aviso no meu LineageOS 14.1 que havia uma atualização para o dispositivo, logo, o atualizador do sistema não suporta atualização ficando bloqueado.

LineageOS – Upgrade 14.1 para 17.1

LineageOS – Upgrade 14.1 para 17.1

Sendo assim, para proceder com o LineageOS – Upgrade 14.1 para o 17.1 no Moto G4 Play deverá ser feita de modo manual tendo auxílio de um computador como mostrado no post aqui no SempreUpdate de como instalar o LineageOS.

1. Download do LineageOS

Como o atualizador do LineageOS está bloqueado, vamos fazer o download da imagem do LineageOS 17.1 (20200612-nightly-harpia) para o computador, podendo ser via terminal ou navegador, fica a seu critério.

Download via terminal, execute os comandos abaixo.

    • Para imagem do sistema LineageOS.
wget --show-progress https://lineageos.mirrorhub.io/full/harpia/20200612/lineage-17.1-20200612-nightly-harpia-signed.zip
    • Para imagem Recovery
wget --show-progress https://mirrorbits.lineageos.org/recovery/harpia/20200612/lineage-17.1-20200612-recovery-harpia.img

LineageOS – Upgrade 14.1 para 17.1

Download via navegador, faça como de costume clicando no link disponibilizado.

LineageOS – Upgrade 14.1 para 17.1

1.1. Verificar integridade da imagem

Depois do download concluído, não se esqueça de verificar a integridade da imagem baixada com sha256 disponibilizado na mesma página onde baixou a ISO clicando no link sha256 via navegador ou pelo terminal conforme abaixo.

    • Hash LineageOS
wget --show-progress https://mirrorbits.lineageos.org/full/harpia/20200612/lineage-17.1-20200612-nightly-harpia-signed.zip?sha256
    • Hash Recovery
wget --show-progress https://mirrorbits.lineageos.org/recovery/harpia/20200612/lineage-17.1-20200612-recovery-harpia.img?sha256

LineageOS – Upgrade 14.1 para 17.1

Como visto nas imagens acima, fizemos o download no diretório home do usuário e para ficar mais organizado o que estamos fazendo, vamos criar o diretório LineageOS dentro do home do usuário e em seguida copiar os arquivos para esse novo diretório, acessar o mesmo, listar e verificar os hash’s dos mesmos.

mkdir LineageOS
cp -vr lineage-17.1-* LineageOS/
cd LineageOS/
ls -lhtr
sha256sum -c lineage-17.1-20200612-nightly-harpia-signed.zip\?sha256
sha256sum -c lineage-17.1-20200612-recovery-harpia.img\?sha256

LineageOS – Upgrade 14.1 para 17.1

Caso aparecer a mensagem “SUCESSO” ao rodar o comando como visto na imagem acima, isso indica que o seu arquivo está íntegro, mas se aparecer a mensagem “FALHOU”, o seu arquivo está corrompido, você deverá fazer o download novamente.

2. Instalar o ADB para comunicação entre o dispositivo e o computador

O Android Debug Bridge (adb) é uma ferramenta de desenvolvimento que facilita a comunicação entre um dispositivo Android e um computador pessoal. Essa comunicação geralmente é feita por um cabo USB, mas as conexões Wi-Fi também são suportadas.

Aqui em nosso sistema GNU/Linux Debian Buster como não temos instalado, vamos fazer a instalação do mesmo. Caso não tenha em seu sistema, instale-o.

sudo apt install adb

LineageOS – Upgrade 14.1 para 17.1

2.1. Configurar o ADB

Para usar adb com seu dispositivo, você precisa habilitar as opções de desenvolvedor e a depuração USB.

    1. Abra Configurações e selecione “Sobre”;
    2. Toque em “Build number” sete vezes;
    3. Volte e selecione “Opções do desenvolvedor”;
    4. Role para baixo e marque a entrada “Android debugging” ou “USB debugging” em “Debugging”;
    5. Conecte o dispositivo ao computador;
    6. No computador, abra um terminal e digite adb devices;
    7. Uma caixa de diálogo deve aparecer no seu dispositivo, solicitando que você permita a depuração USB. Marque “sempre permitir” e escolha “OK”.

Pronto, adb está pronto para uso com o seu dispositivo.

Caso o adb devices não execute adequadamente, de um reboot no sistema para subir todos os módulos adequados para o funcionamento do adb.

2.2. Problema ao acessar ADB

Caso tenha problema ao acessar o adb com falha, sem permissão ou não autorizado, faça o procedimento abaixo.

Liste os dispositivos USB com o dispositivo conectado para sua identificação.

lsusb

LineageOS – Upgrade 14.1 para 17.1

Linha referente ao dispositivo Motorola G4 Play.

Bus 003 Device 004: ID 22b8:2e76 Motorola PCS

Com a identificação, vamos criar uma regra do udev inserindo o IdVendor = 22b8 e idProduct = 2e76 que foram listados. Execute o comando abaixo.

sudo nano /etc/udev/rules.d/51-android-rules

Com o editor de texto aberto insira a linha abaixo, lembrando de mudar o idVendor e idProduct para identificação do seu dispositivo, salve e feche o editor.

SUBSYSTEM==”usb”, ATTR{idVendor}==”22b8″, ATTR{idProduct}==”2e76″, MODE=”0666″, GROUP=”plugdev”

Para que o dispositivo seja detectado, recarregue a regra udev executando o comando abaixo.

sudo udevadm control --reload-rules

Agora o dispositivo já deve ser identificado.

adb devices

Caso ainda não seja identificado, desconecte e reconecte o dispositivo e se mesmo assim ainda não o identificou, de um reboot no sistema.

LineageOS – Upgrade 14.1 para 17.1

3. Upgrade do LineageOS

Como todas as etapas acima feita, vamos agora para o que interessa, fazer o upgrade do LineageOS. Foi baixado a imagem Recovery, logo, não vamos instalar a mesmo pois não vamos utilizá-la. Caso sinta a necessidade os passos são os mesmos.

Sabendo que você já tenha o TWRP instalado seguindo os posts citados no início, vamos iniciar a recuperação.

3.1. Iniciar o TWRP

Com o dispositivo desligado, pressione as teclas power + volume baixo aproximadamente de 5 a 10 segundos até iniciar a tela de fastboot (onde aparece o android em manutenção).

Com as teclas de volume alto e volume baixo, se navega pelas opções do fastboot, sendo assim, escolha a opção Recovery Mode e pressione a tecla power para entrar em recovery e iniciar o TWRP.

3.2. Upgrade do LineageOS

Com o TWRP iniciado, vamos na opção Advanced (Avançado) e na próxima tela escolher a opção ADB Sideload.

Na tela que abrir, marque as opções Wipe Dalvik Cache (Limpe Dalvik Cache) e Wipe Cache (Limpe o Cache) em seguida arraste o botão para o lado.

A tela do TWRP mostrará iniciando sideload ADB características…

Agora no computador, no diretório (~/LineageOS) onde esta a imagem do LineageOS 17.1 zipado, vamos executar o comando abaixo para instalação do mesmo.

adb sideload lineage-17.1-20200612-nightly-harpia-signed.zip

Quando a instalação tiver sido concluída, no dispositivo na tela do TWRP clique em Back (Retorna) ou Reboot System (Reiniciar o Sistema).

Pronto! Upgrade realizado com sucesso.

3.3. Instalar o LineageOS (falha no upgrade)

Caso a etapa de upgrade ocorra falha, ou após o upgrade bem-sucedido no TWRP ao reiniciar o sistema fica apenas no bootsplash carregando e não sai dela, o jeito é fazer uma instalação limpa.

Copie a imagem do LineageOS 17.1 que foi baixada para o dispositivo, de preferência para um cartão de memória, pois a etapa a seguir apagará toda memória interna do dispositivo.

Ai vem a pergunta! Como eu vou copiar a imagem do LineageOS do computador para dentro do dispositivo já que ele não está carregando o sistema operacional?

Na tela principal do TWRP tem a opção de montar disco, sendo assim, selecione o cardão de memória e assim ele vai ser reconhecido no sistema operacional do seu computador. Lembrando que o cabo USB deverá esta conectado no dispositivo ao computador.

Concluído a cópia para o cartão de memória, volte novamente na tela principal do TWRP, e escolha a opção Wipe (limpe) e em seguida Advanced Wipe (limpeza avançada) e selecione as seguintes opções:

  • Dalvik / ART Cache
  • System
  • Data
  • Internal Storage
  • Cache

Depois arraste o botão Swipe to Wipe (deslize para limpar) para apagar a memória interna do dispositivo por completo.

Quando o processo acabar, volte novamente na página principal do TWRP e selecione Install (instalar) em seguida Select Storage (selecione armazenamento) e depois SDCard (cartão SD) onde se encontra a imagem do LineageOS para poder ser feito a instalação.

Concluindo essa etapa já pode reiniciar o dispositivo e fazer a configuração inicial do sistema LineageOS carregado pela primeira vez.

Lembrando que ele não vem com o GAPPS do Google, vem apenas com algumas alternativas, logo, como (em nosso caso) por motivo profissional  é usado alguns Apps da Google, sendo assim, será instalado o OpenGAPPS.

3.4. Instalar OpenGAPPS

A instalação do OpenGAPPS será executada da mesma forma como fizemos na etapa anterior de instalação do LineageOS.

Assim, para ter o Play Store para instalação de aplicativos, Google Agenda, Google Calendar etc, como dito, deverá fazer o download da imagem do OpenGAPPS Micro.

Clique no link abaixo e escolha a versão da Plataforma ARM, Android 10.0 e Variante micro.

Com o OpenGAPPS já copiado para o dispositivo, vamos novamente na página principal do TWRP como já foi feito e selecione Install (instalar) em seguida Select Storage (selecione armazenamento) e depois SDCard (cartão SD) ou no Armazenamento Interno se essa foi sua escolha. Encontre a imagem do OpenGAPPS e faça a instalação.

Concluído a instalação, reinicie o sistema e faça o restore do backup (nesse caso do Google) de contatos, apps etc. Lembrando que esse restore demora um pouco, sendo assim deixe o dispositivo carregando.

 

 

Pronto!!! LineageOS 17.1 pronto para ser explorado e usado.

E como sempre falamos, para ficar atualizado no Sempre Update siga lá no canal do Telegram ou no Twitter e fique sabendo sempre de novas postagens.

Caso tenha alguma dúvida, entre em nosso grupo no Telegram e compartilhe-o.

Escrito por Glauber GF

Graduado em Sistemas de Informação, militante de software livre, usuário assíduo do sistema GNU/Linux e também membro do Viva o Linux.

Emmabuntüs Debian Edition 3 agora usa LXQt

Emmabuntüs Debian Edition 3 agora usa LXQt

Conheça POP IMAP e SMTP

Você sabe o que é SMTP, POP e IMAP ?