Linus Torvalds antecipa segundo Release Candidate do kernel Linux 5.12

O Linux para desktop está sendo ignorado pela Linux Foundation?

Uma tradição em torno dos lançamentos do kernel Linux foi quebrada nesta semana. Para surpresa de muita gente, Linus Torvalds antecipa o segundo Release Candidate do kernel Linux 5.12 para uma sexta-feira devido a sérios problemas na versão anterior. O novo kernel saiu ainda na noite de sexta-feira e não no domingo, como se esperava. 

O lançamento do Linux 5.12-rc2 chegou mais cedo devido a um desagradável problema de corrupção do sistema de arquivos decorrente do manuseio de arquivo de troca mal feito. Esse problema diz respeito, principalmente à perda de dados que já era motivo de alerta dos usuários. 

Imagem: Phoronix

Linus Torvalds antecipa segundo Release Candidate do kernel Linux 5.12

Com os sistemas gráficos CI da Intel sendo atingidos pela corrupção do sistema de arquivos também, os desenvolvedores rapidamente resolveram o problema. A corrupção era demais para o e2fck manipular corretamente. Em todos os testes feitos, houve perda de dados. 

Foi então descoberto que o problema era que o deslocamento de leitura e gravação do arquivo de troca não estava sendo manipulado corretamente. Assim, isso estava causando a destruição dos sistemas de arquivos. Além disso, ficou claro que o problema afetava aqueles que dependiam de arquivos de troca com o bug que afetava o sistema de arquivos e partição subjacente em uso. Uma correção foi mesclada para lidar corretamente com os deslocamentos de leitura e gravação do arquivo de troca.

Linus Torvalds alertou

Quando Linus Torvalds ficou sabendo da situação, ele alertou os desenvolvedores sobre o uso do Linux 5.12-rc1 como um ponto de ramificação para seus trabalhos futuros. Linus também falou sobre o lançamento do Linux 5.12-rc2 mais cedo para obter o candidato a lançamento corrigido.

Agora, esta noite, o Linux 5.12-rc2 foi lançado com essa correção.

Linus notou que também no Linux 5.12-rc2 há alguma reorganização do código de manipulação de thread IO_uring que corrige alguns problemas fundamentais. Por outro lado, torna o código mais simples e menor como benefícios adicionais. O resto do lançamento acelerado de -rc2 desta semana está totalmente normal neste ponto.

Veja a lista de recursos do Linux 5.12.

Sair da versão mobile