Notícias

15/11/2021 às 09:00

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Linus Torvalds anuncia o primeiro candidato ao lançamento do kernel Linux 5.16

Linus Torvalds anuncia o primeiro candidato ao lançamento do kernel Linux 5.16

A janela de fusão de duas semanas para o kernel Linux 5.16, o próximo grande lançamento do kernel Linux, acaba de ser fechado e, como esperado, termina com a disponibilidade para teste público do primeiro Release Candidate. Então, o desenvolvedor Linus Torvalds anuncia o primeiro candidato ao lançamento do kernel Linux 5.16.


Embora o kernel do Linux 5.15 seja tímido para aparecer nos repositórios de software estáveis ??de algumas das distribuições GNU/Linux mais populares atualmente (dica: ele chegou aos repositórios do Arch Linux na sexta-feira), o desenvolvimento da próxima grande série do kernel, Linux 5.16, é está crescendo, e agora é hora de sair e testar o primeiro RC (Release Candidate).

Linus Torvalds acaba de anunciar neste final de semana o primeiro marco Release Candidate do kernel Linux 5.16, que promete ser um grande lançamento para jogadores Linux, pois adiciona a chamada de sistema FUTEX2 da Collabora que traz melhor desempenho em jogos modernos com utilização mais eficiente da CPU ao usar o Proton Wine da Valve ferramenta de compatibilidade baseada no Steam Play que permite jogar muitos jogos do Windows no Linux.

O uso de futexes em nosso caso de uso Wine reduziu a utilização da CPU em 4% para o jogo Beat Saber e em 1,5% para o jogo Shadow of Tomb Raider, ambos rodando sobre Proton, quando comparado à interface eventfd, explica o desenvolvedor do Collabora Gabriel Krisman Bertazi.

Linus Torvalds anuncia o primeiro candidato ao lançamento do kernel Linux 5.16

Linus Torvalds lançou o Linux 5.16-rc1, deixando a empolgante janela de mesclagem e corrigindo bugs para a próxima versão do kernel do Linux. O Linux 5.16 está trazendo uma tonelada de adições interessantes, incluindo fólios de memória sendo mesclados, recuperação de memória DAMON, várias melhorias no sistema de arquivos, gráficos Intel Alder Lake S, suporte de hipervisor RISC-V para KVM, o controlador Nintendo Switch, mais detalhes do Apple Silicon , Suporte Intel AMX, agendamento de cluster, várias adições de suporte de hardware AMD, FUTEX2 e muito mais. 

O Linux 5.16 é um kernel super empolgante em termos de recursos e, por sua vez, será lançado como estável no final do ano ou início de janeiro. O Linux 5.16 está parecendo muito bom até agora, embora pelo menos uma regressão de desempenho notável a ser corrigida ainda durante a série RC e então outros bugs certamente surgirão agora que mais usuários / desenvolvedores começarão a chutar os pneus nesta nova versão do kernel.

Linux 5.16-rc1 foi marcado há pouco tempo e continua com o codinome “Trick or Treat” do lançamento do Linux 5.15 Halloween.

Linus Torvalds comentou no anúncio do 5.16-rc1:

Na verdade, antecipei mais problemas durante a janela de mesclagem do que atingimos. Eu estava viajando com um laptop por alguns dias na janela de mesclagem e isso geralmente é bastante doloroso. Mas – toque wood – tudo funcionou bem. Em parte graças a muitas pessoas que enviaram suas solicitações de pull bem cedo, para que eu pudesse obter um pouco de vantagem antes de viajar.

Data de lançamento

Linus Torvalds anuncia o primeiro candidato ao lançamento do kernel Linux 5.16

Fora isso, o kernel Linux 5.16 não parece um grande lançamento, mas não é tão pequeno como o kernel Linux 5.15, de acordo com Linus Torvalds. GPU, rede, som e trabalho de teste se destacam nesta versão, mas também há suporte de hardware muito aprimorado e as habituais correções de bugs e segurança.

O lançamento final do kernel Linux 5.16 é esperado no início de janeiro de 2022.

Considerando o fato de que as celebrações de Natal e Ano Novo provavelmente terão um impacto negativo no desenvolvimento do kernel Linux 5.16, estamos considerando 9 de janeiro como a data de lançamento final, mas isso também depende do número total de marcos do Release Candidate publicados durante todo o ciclo de desenvolvimento.

Até então, se você quiser ajudar os desenvolvedores do kernel a encontrar e corrigir bugs no kernel Linux 5.16, vá em frente e baixe o primeiro Release Candidate do site kernel.org. No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de desenvolvimento inicial, NÃO adequada para uso em máquinas de produção.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.