Linus Torvalds anuncia primeiro candidato a lançamento do Linux 6.1

Esta é uma versão que poderá ter 8 candidatos a lançamento e a versão final só sairá em dezembro. Assim, deve ser um kernel Linux LTS.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Depois de muita espera e vários recursos sendo implementados, finalmente o desenvolvedor Linus Torvalds iniciou oficialmente o ciclo de desenvolvimento da próxima série de kernel Linux 6.1 e anunciou a disponibilidade para testes públicos do primeiro marco Release Candidate (RC). Sendo assim, acaba de sair o primeiro candidato a lançamento do kernel Linux 6.1.

A janela de mesclagem de duas semanas que foi aberta com o lançamento do kernel Linux 6.0 em 2 de outubro agora está oficialmente fechada e é hora de ter um gostinho do próximo grande lançamento, o kernel Linux 6.1.

Linus Torvalds anuncia primeiro candidato a lançamento do Linux 6.1

O primeiro Release Candidate (RC) do kernel Linux 6.1 já está disponível. Portanto, está pronto para testadores e usuários de ponta que desejam ter uma ideia do que está prestes a chegar na versão final. Todo o trabalho só deve sair no início ou meados de dezembro de 2022.

A maior novidade do Linux 6.1 seria a fusão do código de infraestrutura Rust. No entanto, embora isso pareça muito empolgante para alguns desenvolvedores de Rust, é apenas uma implementação muito básica de suporte. Sendo assim, a linguagem de programação Rust não tem qualquer utilidade de fato no momento.

Linux 6.1 virá cheio de recursos e pode ser a versão LTS

Linus Torvalds anuncia primeiro candidato a lançamento do Linux 6.1

Outra coisa importante é a série LRU VM multi-geração. De acordo com Linus Torvalds, o kernel Linux 6.1 está se preparando para ser um grande lançamento, o que significa que pode receber oito Release Candidates que levarão o lançamento final para meados de dezembro.“Na verdade, isso não está se tornando um lançamento particularmente grande: nós “somente” temos 11,5 mil commits sem mesclagem durante esta janela de mesclagem, em comparação com 13,5 mil da última vez. Portanto, não exatamente pequeno, mas menor do que os últimos lançamentos. Pelo menos em número de commits”, disse Linus Torvalds.

Como mencionado anteriormente, a versão final do kernel Linux 6.1 deve sair em dezembro, ou em 4 de dezembro ou 11 de dezembro. Isso vai depender de quantos Release Candidates (RC) devem sair até então.

Outra coisa a mencionar aqui é o fato de que, como este será o último grande lançamento do kernel Linux do ano, também deve ser a próxima série LTS (Long-Term Support), de acordo com o renomado desenvolvedor do kernel Greg Kroah-Hartman.

Se você quiser levar o kernel Linux 6.1 para um test drive, você pode baixar o primeiro marco Release Candidate (RC1) agora mesmo no site kernel.org. Mas lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento. Portanto, não a instale ou use em uma máquina de produção!

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.